25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Quarentena no Estado evitou a morte de 875 pessoas

Estado contabiliza 9.458 óbitos por coronavírus desde o início da pandemia, mas sem as medidas mais severas de circulação de pessoas esse número poderia ser maior

As medidas restritivas determinadas pelo governo em todo o Espírito Santo, que vigoraram entre os meses de março e abril deste ano, evitaram a morte de 875 pessoas. Nesta quinta-feira (29 de abril) o Estado contabiliza 9.458 óbitos por coronavírus desde o início da pandemia, mas sem as medidas mais severas de circulação de pessoas esse número poderia ser maior.

O número estimado de vidas preservadas é resultado de um estudo feito pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). A quarentena no Espírito Santo começou no dia 18 de março. Depois de dez dias, a partir de 28 de março, o número de casos confirmados ficou abaixo do previsto para o mesmo período.

- Continua após a publicidade -

De acordo com informações do Instituto Jones, a diferença entre os casos confirmados e os estimados em três semanas (28 de março a 17 de abril) é de 41.646 casos.

“A taxa de letalidade média no Espírito Santo em 23 de abril é de 2,1%. Se aplicarmos essa taxa sobre o número de casos evitados, significa dizer que 875 mortes foram preservadas”, disse o diretor de Integração e Projetos Especiais, Pablo Lira.

O diretor-presidente do IJSN, Daniel Ricardo de Castro Cerqueira, destacou que se considerada a taxa de letalidade de 2,72% de março, o número de óbitos evitados seria de 1.133.

Pablo Lira explicou que o estudo considerou o crescimento linear, ou seja, se o crescimento do número de casos nas semanas analisadas seguisse o mesmo ritmo do que se observou nas semanas imediatamente anteriores.

“Fizemos esse estudo mantendo o rigor estatístico. Entendemos que a quarentena evitou um cenário mais drástico e que a ampliação do número de leitos foi muito importante também para que esse número não fosse maior”, disse Lira.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA