ES Brasil consultou candidatos à Prefeitura de Cariacica para escutar propostas relacionadas mobilidade urbana, segurança, economia e educação
Por Robson Maia
Com as eleições municipais cada vez mais próximas, o eleitorado capixaba se atenta para as principais propostas dos candidatos às prefeituras do Espírito Santo. A ES Brasil consultou os candidatos ao Executivo de Cariacica para apontar o plano de propostas em caso de vitória na disputa.
Os temas requeridos aos candidatos foram: mobilidade urbana, segurança, economia/desenvolvimento econômico e educação. As respostas serão dispostas em ordem alfabética, a partir de cada temática. Confira:
-
Mobilidade Urbana
Célia Tavares (PT)
Implantar para mobilidade urbana o sistema de semáforos inteligentes ligado ao controle de fluxos das malhas viárias para definir o ciclo de tempo semafórico; promover a ampliação e adequação das ligações viárias entre os bairros; construir rotas alternativas às vias de grande circulação; implantar melhorias no trânsito dentro dos bairros; investir em ciclovias, passarelas e calçadas.
Euclério Sampaio (MDB)
Cariacica conta com aproximadamente 25 km de ciclovia ao longo das Rodovias Leste-Oeste, Avenida Mário Gurgel (faixa compartilhada com pedestres), Avenida Alice Coutinho e Avenida Delegado Federal Geraldo Guimarães (Orla de Cariacica). Recentemente, entregamos a pavimentação das ciclovias na Avenida do Congo, Avenida Bernardo Simmer e na Rua da Frincasa. Pavimentamos ou asfaltamos mais de 500 ruas – o que facilita também o ir e vir da população. Entregamos, finalmente, a Avenida América.
Ivan Bastos (PL)
Não consta e não retornado.
-
Segurança
Célia Tavares (PT)
Implementar política de segurança com gestão integrada e multissetorial; fortalecer participação social e planejamento; reforçar o Gabinete de Gestão Integrada; valorizar a Guarda Municipal com formação contínua e patrulhamento preventivo; monitorar o Plano de Segurança com foco em áreas vulneráveis; promover inclusão social e enfrentar o racismo; criar comitês e programas de prevenção de homicídios; e criar observatório para monitorar e avaliar a violência.
Euclério Sampaio (MDB)
É preciso lembrar à população de que foi na nossa gestão que a guarda municipal de Cariacica saiu do papel e ganhou as ruas, através da formação da sua primeira turma. Os índices de homicídio em Cariacica reduziram 34% entre 2020 e 2024. Também instalamos o cerco eletrônico, que ajuda na recuperação de veículos roubados. Vamos fazer mais: ampliar o efetivo da guarda, criar a gerência de inteligência municipal da guarda, ampliar operações com cães, comprar mais equipamentos e câmeras de videomonitoramento. Levando em conta que mais de metade da cidade está na zona rural, vamos criar a patrulha rural. A segurança das famílias é coisa séria. Não acredito em combater tráfico, roubos e furtos com papo. É preciso ação firme e projetos sociais, qualificação dos jovens bem como a inserção no mercado de trabalho.
Ivan Bastos (PL)
Implementar campanhas educativas periodicamente nas escolas, sobre temáticas relacionadas à segurança, meio ambiente, saúde, prevenção às drogas, trânsito e outros temas sociais; Implantar Segurança Eletrônica nas Escolas e CMEIs, onde os pais poderão monitorar seus filhos através de aplicativo de celular (nos ambientes coletivos das escolas); Desenvolver projeto para segurança viária no entorno de todas as escolas públicas do município; Instalar uma rede de monitoramento através de câmeras na Garagem Municipal, promovendo maior controle e segurança da frota e outros equipamentos;
-
Economia/Desenvolvimento Econômico
Célia Tavares (PT)
Nossa proposta para o desenvolvimento econômico de Cariacica foca em criar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população de forma sustentável e inclusiva. Vamos implementar a primeira Incubadora de Empresas, fomentar o empreendedorismo jovem e fortalecer micro e pequenas empresas. Também investiremos no turismo, infraestrutura e no uso de energias renováveis, como a implantação de uma usina fotovoltaica para prédios públicos. Queremos uma Cariacica moderna, com uma economia aquecida e mais empregos, sempre com participação cidadã e transparência.
As propostas visam fortalecer atividades geradoras de emprego e renda, especialmente para mulheres e jovens, apoiar agroindústrias familiares e empreendedorismo rural e pesqueiro. Incluem a criação da primeira incubadora de empresas em Cariacica, fomento ao empreendedorismo jovem, e programas para MPEs, além da promoção do agroturismo, turismo rural e uma semana de Hackathon para incentivar a cultura tecnológica e inovação social.
Euclério Sampaio (MDB)
Trabalhamos firmemente na melhoria do ambiente de negócios, simplificando e desburocratizando. Somos a primeira cidade do Espírito Santo e a 17° do País na Lei da Liberdade Econômica. Ainda nessa linha ganhamos o prêmio Prefeito Empreendedor do Espírito Santo. Também em parceria com o governo do Estado, já recebemos a área para implantação do polo empresarial de Cariacica. Somente na nossa gestão aportamos mais 31 mil novas empresas, resultados esses que iremos colher nos próximos anos, pois só atraindo novos negócios que vamos aumentar a geração de emprego e renda. Sabemos que o rendimento per capita é pequeno na cidade. Para aumentar, estamos investindo em qualificação profissional, com diversos programas, incluindo para moradores com mais de 50 anos.
Ivan Bastos (PL)
Identificar os aspectos socioculturais que traduzem a identidade de Cariacica no contexto nacional; Criar programas de divulgação e fortalecimento do Comércio e Prestação de Serviços; Aperfeiçoar a gestão econômica, ampliando a capacidade de captação de recursos do município, fomentando parcerias junto ao setor privado e ao terceiro setor, e alinhar as políticas municipais com as estaduais e federais; Qualificar a mão de obra, apoiando cursos técnicos em parceria com o SENAI, SEBRAE e outros; Fomentar a cidade de infraestrutura adequada às demandas dos munícipes; Promover o desenvolvimento da economia de Cariacica, através de medidas de incentivos a micro e pequenas empresas, a projetos do artesanato local, ao comércio formal e informal, e a indústria, incentivando a economia criativa de forma competitiva e sustentável, para potencializar a criação de emprego e renda aos cidadãos; Fomento e incentivo ao Cooperativismo, associativismo e renda; Promover através de ações voltadas a promoção de eventos turísticos, uma maior participação na arrecadação do município e potencializar o setor na geração de empregos; Desenvolver ações no turismo de forma que possamos potencializar o consumo de produtos artesanais e comércio local por parte de turistas que visitem nosso município; Desenvolver programa para planejar e ordenar a conservação de atrativos naturais e culturais; Investir no melhoramento da estética da cidade como atrativo turístico; Investir em publicidade e materiais que promovam o turismo em nossa cidade; Promover investimento em sinalizações específicas para os pontos turísticos na cidade; Promover feiras e mostras no município, de produtos locais, para promover o artesão local e fomentar a economia do município; Promoveremos as festividades natalinas no município com criação de Projeto de “Natal Luz”.
-
Educação
Célia Tavares (PT)
As propostas incluem: plano de formação para trabalhadores da educação, promoção de educação pública e inclusiva, mesa de negociação permanente com sindicatos, valorização dos profissionais, fortalecimento dos conselhos, reestruturação das escolas, ampliação de escolas de tempo integral, promoção de políticas antirracistas e de diversidade, incentivo à alfabetização, fortalecimento da educação especial, ampliação do transporte adaptado e criação da Bolsa Futuro para alunos da rede pública.
Euclério Sampaio (MDB)
Encontramos a educação com poucos investimentos e nos mobilizamos para dar um choque de gestão. Deu certo: só em 2022 foram aplicados aproximadamente R$ 43 milhões em obras de infraestrutura em escolas e aquisição de equipamentos e materiais didáticos. Temos 124 unidades de ensino, com 15 escolas em tempo integral e 3 cívico-militares. Assumo o compromisso de ampliar o número de escolas cívico-militares, o atendimento de crianças de zero a três anos e a oferta da jornada de tempo integral. E o mais importante: colocar mais crianças na escola, construindo novas unidades em Cruzeiro do Sul, Nelson Ramos, Prolar, Bandeirantes, Morada de Santa Fé, Jardim Botânico, Vila Prudêncio e Maracanã. Nossa educação é de qualidade: de acordo com o MEC, nos anos finais
do ensino fundamental (do 6o ao 9o ano), as Escolas Cívico-Militar Coronel Orlady e Doutor Afonso Schwab alcançaram a primeira e terceira colocações no Ideb de Cariacica, com as notas 5,9 e 5,4, respectivamente. Em segundo lugar está a EMEF Manoel Mello Sobrinho, localizada no bairro Vila Palestina, com 5,8 pontos; e, na quarta posição, a EMEF Stélida Dias, com a nota 5,1 e localizada em Campo Grande – estas duas últimas são escolas regulares.
Ivan Bastos (PL)
Melhoria no transporte escolar e veículos; Fornecimento de transporte para os servidores e técnicos que assessoram às escolas municipais; Investir na reforma, manutenção e revitalização da estrutura física e equipamentos da escola e CMEIs; Qualificação e formação continuada dos profissionais da educação; Fomentar Projeto de Reforço Escolar e recuperação das aprendizagens; Garantir investimentos em: materiais pedagógicos, merenda escolar com qualidade, tecnologia da informação e a manutenção e ampliação dos espaços escolares; Viabilizar a manutenção da climatização das salas de aula das escolas públicas municipais; Diminuir o déficit de vagas no CMEI, garantindo a população seu direito a educação infantil; Reformular o Plano de Cargos e Carreira e Salário dos profissionais do magistério; Melhoria e continuidade no Atendimento da Educação Especial, aumentando o quantitativo de profissionais para suporte adequado à quantia de crianças público alvo da educação especial; Garantir a inclusão das crianças público alvo da educação especial, assegurando acessibilidade, equipamentos e formação para os profissionais da rede municipal de ensino para este fim; Potencializar a Assistência Psicopedagógica; Garantir o fornecimento de uniformes e materiais escolares, assegurando sua qualidade e prazos de entrega; Melhoria da comunicação com o Conselho Municipal de educação de Cariacica quanto ao fechamento e abertura de escolas, remanejamento adequado dos alunos.