ArcelorMittal doa terreno ao governo estadual para treinamento e centralização de equipamentos
Por Redação
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES), que atualmente não dispõe de um local específico para treinamento prático em busca e salvamento em desastres, recebeu um significativo reforço em suas instalações. A ArcelorMittal, unidade de Tubarão, doou ao governo estadual um terreno com aproximadamente 85 mil m², avaliado em R$ 17,4 milhões. Localizado em Planalto de Carapina, Serra, o terreno será utilizado para a construção de um complexo logístico denominado Centro Especializado em Resposta a Desastres (CERD).
“Acreditamos que o Centro Especializado em Resposta a Desastres será fundamental para a ampliação da pronta-resposta aos municípios capixabas em situações de emergência. […] A doação desse terreno está alinhada com os valores de segurança e sustentabilidade, bem como ao papel de protagonismo que a ArcelorMittal exerce no desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, através de uma relação republicana entre os setores público e privado”, destacou o CEO da ArcelorMittal, Jorge Oliveira.
Além de servir como espaço para treinamento, o CERD será um local centralizado para a guarda e manutenção de viaturas, embarcações, equipamentos especializados e itens de assistência humanitária. Atualmente, esses materiais e equipamentos estão dispersos em diversas unidades. Com a nova instalação, todos serão concentrados em um único local, proporcionando maior eficiência e rapidez nas operações.
O CERD será composto por militares com treinamento e equipamentos especializados, disponíveis 24 horas por dia. A estrutura permitirá a aplicação das melhores técnicas de busca e resgate e preencherá lacunas na capacidade atual de resposta a desastres complexos. As instalações do CERD incluirão galpões para assistência humanitária, operações e logística, mobilização e treinamento, uma pista de instrução de desastres, um canil K9 e um heliponto.
“Estamos dando passos cada vez maiores na valorização da nossa instituição dos Bombeiros Militar. Tivemos um recente episódio de desastres naturais que afetaram 13 cidades do Sul do Estado e demos suporte, também, para os irmãos gaúchos, que sofrem até hoje. Daí vemos a importância de se ter uma instituição fortalecida. Esse terreno será de suma importância para que possamos fazer esse trabalho de fortalecimento”, finalizou o governador do Estado, Renato Casagrande.