Convenção partidária realizada no último fim de semana oficializou presença de Coser na disputa pela Prefeitura de Vitória
Por Robson Maia
No último sábado, em convenção partidária realizada na capital capixaba, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a candidatura de João Coser à Prefeitura de Vitória pela coligação Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB). O evento contou com a presença da deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, além de importantes lideranças estaduais ligadas à sigla.
Acompanhado de Gleisi, Coser foi recebido pelos apoiadores que estiveram presentes no Alicia Vitória Hotel, no centro de Vitória. No evento, Odair Cunha, líder do PT na Câmara, relembrou a trajetória de Coser e vislumbrou belos dias para a cidade: “O melhor para Vitória começa agora. João Coser tem experiência e sensibilidade para fazer as mudanças que a capital capixaba precisa”, destacou.
Já a secretária de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade, convocou a mobilização dos militantes do partido para a vitória de Coser nas urnas diante do atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos). “Vitória precisa de você. Cada um de nós aqui vai ter que fazer sua tarefa de fazer muita campanha, de conversar com a população”, declarou a secretária.
Gleisi Hoffmann afirmou que a candidatura de Coser é vista como uma das mais estratégicas para o PT e que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participará da campanha do deputado estadual licenciado. As falas da presidente nacional do PT foram retificadas em um vídeo publicado nas redes sociais de Coser.
“Você é muito importante para nós no âmbito das disputas municipais e é uma prioridade da direção nacional do PT”, anunciou Gleisi. “O presidente Lula te mandou um abraço e disse que vai estar na sua campanha”, complementou a deputada federal.
Coser possui longa trajetória política e tem uma ligação histórica com o PT. O parlamentar está no segundo mandato como deputado estadual (licenciado, no momento), além de ter sido deputado federal por duas oportunidades. Além disso, Coser foi prefeito de Vitória por dois mandatos.
Nas pesquisas de intenções de votos, o petista aparece na segunda posição em todos os cenários (espontâneo e estimulado), distante do primeiro colocado, o atual prefeito Lorenzo Pazolini, que derrotou o petista na disputa em 2020, no segundo turno. Na ocasião, o prefeito eleito obteve 58,50% dos votos (102.466 votos), enquanto Coser totalizou 41,50% dos votos (72.684 votos)
Coser perderia para Pazolini se as eleições fossem hoje
Em todos os levantamentos divulgados até o presente momento, Pazolini é apontado como amplo favorito à reeleição, liderando as intenções de voto na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas opções aos entrevistados, e na pesquisa estimulada, quando os entrevistados são informados das opções.
No último levantamento apresentado, do Instituto Paraná Pesquisas, Pazolini lidera com ampla folga, aparecendo com 20,1% das intenções de voto no cenário espontâneo. Na segunda posição, distante está João Coser, com 4,1%.
Já na pesquisa estimulada, Pazolini também lidera, aparecendo com mais de 47%, enquanto Coser fica entre 17% e 19,5%, dependendo do cenário avaliado.