19.9 C
Vitória
quarta-feira, 18 DE setembro DE 2024

Projeto ‘Recupera’ supera expectativas no ES com mais de 200 celulares devolvidos

Entre sexta (26) e sábado (27), 172 celulares foram entregues nas delegacias de Vitória e Vila Velha; outros 49 ainda serão devolvidos

Por Redação

Após o governo estadual lançar o “Projeto Recupera” na semana passada, visando a recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados, os primeiros resultados foram positivos. Em uma live realizada pelo governador Renato Casagrande em suas redes sociais, foi anunciado que, entre sexta-feira (26) e sábado (27), 172 celulares foram entregues nas Delegacias Regionais de Vitória e de Vila Velha. Outros 49 aparelhos serão devolvidos nos próximos dias, dos 502 notificados.

- Continua após a publicidade -

Durante a live, Casagrande destacou que, embora alguns tenham duvidado do potencial do projeto, os resultados iniciais são promissores. Ele também alertou que aqueles que não compareceram nesta primeira fase serão autuados. “Quem não veio, agora vai receber a visita dos policiais para explicar o porquê de estar em posse de um celular roubado ou furtado. […] Em breve, vamos fazer as primeiras devoluções e continuar com novos envios de notificações para outros números”, afirmou o governador.

Os cidadãos que estiverem de posse de celulares identificados como furtados ou roubados serão intimados via mensagens de WhatsApp, enviadas exclusivamente pelo número (27) 99849-4228. A intimação incluirá a unidade policial, a data e o horário para comparecimento e devolução do aparelho telefônico.

Os aparelhos recuperados serão restituídos aos proprietários em data ainda a ser marcada. “Consideramos que esta primeira etapa foi bem-sucedida, pois alcançamos mais de 40% de recuperação. Nosso objetivo com o Projeto Recupera é não somente combater o crime de roubo e furto de celulares, como também trazer uma sensação de segurança para a população capixaba”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Eugênio Ricas.

A iniciativa surge em resposta à preocupante estatística divulgada na edição de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que apontou quatro cidades do estado entre as 50 com maior número de furtos e roubos de celulares no Brasil. Segundo o Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a cidade da Serra liderou o ranking de furtos e roubos de aparelhos celulares em 2023, com 5.639 casos registrados. Vila Velha (4.208), Cariacica (4.082) e Vitória (3.236) também apresentaram números alarmantes.

O governo estadual destacou que, em média, dois mil celulares são roubados ou furtados por mês no Espírito Santo, um número significativo, embora tenha havido uma redução de 11% em comparação ao ano anterior.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA