24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Projeto ‘Homem que é Homem’ é lançado no Sul do ES

A Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Div-Deam) realizou, recentemente, a expansão do projeto “Homem que é Homem”, no município de Mimoso do Sul, sendo o 17º município a ser contemplado com esta ação

Por Munik Vieira

O projeto visa a contribuir para a redução da violência contra a mulher no Estado, atuando numa perspectiva preventiva (socioeducativa).

- Continua após a publicidade -

A solenidade de lançamento aconteceu na Câmara de Mimoso do Sul e contou com a presença de diversas autoridades. O projeto demonstrou a integração entre todos os órgãos do município que estão somando esforços para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher na cidade.

A chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté, apontou que uma das grandes relevâncias do projeto é o diálogo com a sociedade e com os homens. “No que se refere às questões que envolvem relacionamentos baseados na violência, uma vez que comportamentos machistas, sexistas e misóginos ainda integram as concepções de masculinidade, precisamos trabalhar na desconstrução desses valores, sendo o projeto ‘Homem que é Homem’ um mecanismo de extrema relevância. É um diferencial na PCES, pois é a Polícia trabalhando não só com a repressão, mas também com a prevenção e em conjunto”, enfatizou.

A coordenadora do Projeto “Homem que é Homem”, delegada Natália Tenório, destacou que o processo de expansão tem gerado bons frutos, o que vem chamando atenção de outros municípios do interior do Estado. “Toda a sociedade, o sistema de Justiça Criminal e os gestores municipais estão convencidos das vantagens em enfrentar a violência contra a mulher, também numa perspectiva preventiva, pois apenas a repressão aos crimes com motivação de gênero, desacompanhada de ferramentas aptas a propor a desconstrução social de valores machistas e patriarcais, definitivamente não será capaz de frear a epidêmica violência contra a mulher na sociedade brasileira”, disse a delegada.

A gerente da Mulher, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Michelle Meira, ressaltou que a expansão do Projeto “Homem que é Homem” está alinhada com a proposta de trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. “Foi pensado metodologicamente para atuar nos eixos de controle da criminalidade e da prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e à promoção da cidadania em regiões caracterizadas pelos altos índices de vulnerabilidade social”, acrescentou.

O Projeto

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), o Projeto “Homem que é Homem” foi elaborado com a finalidade de contribuir para a redução da violência contra a mulher no Estado, atuando numa perspectiva preventiva (socioeducativa). Tendo em vista os excelentes resultados atingidos, a partir do ano de 2017, a Polícia Civil passou a expandi-lo para os municípios do interior do Estado, após estabelecer parcerias com as prefeituras interessadas em executar o projeto nos territórios.

A partir do ano de 2019, o projeto foi inserido no eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, fazendo com que fosse para os municípios do interior, com o objetivo de reduzir a violência, garantindo a redução de vulnerabilidades e a promoção de cidadania em todo o Estado, no que pese a priorização de alguns territórios.

“Nosso principal propósito é o de refletir sobre a possível origem desse sentimento agressivo e induzir ao questionamento das atitudes violentas. Para isso, introduzimos nossas reuniões com disparadores, sejam imagens, propagandas ou letras de músicas, que levem à discussão de temas, como o machismo, masculinidade tóxica e a diferença de gênero”, explicou a psicóloga do projeto, Ana Paula Patrocínio.

Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

“Temos aplicado todos os esforços necessários para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado do Espírito Santo, seja por meio da repressão, com investigações, prisões em flagrante e a realização das Operações Maria’s. Por outro lado, trabalhamos com a prevenção, sendo o projeto ‘Homem que é Homem’ um mecanismo de extrema relevância. Dessa forma, continuaremos trabalhando para que o Projeto seja expandido para todos os municípios do Estado”, pontuou a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté.

A metodologia de trabalho do projeto em Mimoso do Sul pretende realizar cinco ciclos, contendo oito encontros em cada ciclo. Os ciclos acontecerão nas terças-feiras, na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Econômico de Mimoso do Sul, de 19h às 21h, com atividades, como rodas de conversa, palestras, dinâmicas de grupo, debates, apresentações de vídeos, entre outras.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA