21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Projeto da Petrobras forma agentes ambientais mirins no Estado

Projeto da Petrobras forma agentes ambientais mirins no EstadoO projeto de educação ambiental da Petrobras “A Arte de Preservar” formou 241 agentes ambientais mirins no município de Aracruz, no Espírito Santo, no dia 20 de maio, em cerimônia realizada para suas famílias, convidados da Petrobras e representantes da Prefeitura de Aracruz, parceira do Projeto, na sede da Associação Comunitária de Coqueiral.

Crianças de 8 a 12 anos, alunos de seis escolas da rede municipal e estadual do litoral do município, receberam o certificado de participação no Projeto. O “Arte de Preservar” foi elaborado para promover noções de responsabilidade social e educação ambiental nas comunidades do entorno dos empreendimentos da Petrobras.

- Continua após a publicidade -

Momento especial para João Vitor Santiago de Oliveira, 11 anos, morador do distrito de Barra do Riacho. “No projeto, aprendi a utilizar os materiais recicláveis e que todas as coisas do mundo têm um valor. Agora vou falar para meus vizinhos e colegas como ter o comportamento correto para não acabarmos com o meio ambiente”, disse.

Quem também teve a consciência ambiental mudada com o “Arte de Preservar” foi Acsa Rodrigues Reis, 12 anos. “Com as oficinas de dança, percussão, teatro aprendi a reciclar e a não jogar mais lixo no chão. Eu poluía muito, mas depois entendi que o planeta pode mudar se fizermos a nossa parte”, comentou.

Na cerimônia, o representante da Gerência de Implementação de Empreendimentos de Terminais da Petrobras/Engenharia, Cláudio Luiz Egydio de Souza Lamego, destacou a importância da iniciativa. “Tenho orgulho de estarmos implementando um projeto que faz com que a nova geração desperte para a necessidade de preservar o planeta. A minha geração transformou o mundo e preciso que os novos ajudem a recuperar as florestas, a cuidar dos animais e dos mares”, enfatizou.

No Espírito Santo, o projeto acontece em atendimento à condicionante de licenciamento ambiental para construção e montagem do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, empreendimento inserido no Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

O projeto

A primeira fase do projeto, com duração de 15 meses, aconteceu na orla de Aracruz entre março e maio de 2011. Participaram 241 alunos das comunidades de Mar Azul, Sauê, Barra do Sahy, Barra do Riacho e Vila do Riacho. No segundo semestre – segunda e última fase – as comunidades de Putiri, Praia dos Padres, Coqueiral, Itaparica e Santa Cruz participarão das atividades.

Desenvolvido a partir de uma metodologia participativa, o projeto promove a interatividade com aulas teóricas e práticas, de curta duração, em horário inverso ao calendário escolar. Aos alunos são passadas informações sobre temas relacionados ao meio ambiente, além de sugestões de novas práticas e comportamentos que poderão ser adotados pela comunidade.

Nas aulas teóricas, as crianças aprenderam sobre sua inserção e interferência no meio ambiente. A abordagem de temas como as condições ambientais no mundo e no município de Aracruz, o consumo consciente, as mudanças climáticas, o aquecimento global, a biodiversidade e a degradação ambiental, levados de forma lúdico-pedagógica, despertou nesses pequenos agentes de transformação uma nova visão do mundo à sua volta.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA