Iniciado em 2016 após o desastre de Mariana, o ReNaturalize utiliza técnicas eficazes para melhorar a qualidade da água e aumentar a população de peixes
Por Kebim Tamanini
Um projeto capixaba chamado ReNaturalize recebeu reconhecimento excepcional da Society of Environmental Toxicology and Chemistry (SETAC World) pela sua atuação na recuperação do rio Gualaxo do Norte, em Minas Gerais. A avaliação da instituição, que analisou mais de 60 projetos globais, destacou como excepcional, tornando-o uma referência na recuperação ambiental.
O local onde aconteceram os estudos que compõem o projeto foi severamente impactado pelo desastre ambiental causado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana.
“Após estudos e adaptações de técnicas eficientes observadas na Europa e América do Norte, iniciamos o ReNaturalize com um piloto em 2016. O método mostrou-se não apenas eficiente e eficaz, mas também de baixo custo e adaptável para qualquer rio degradado”, explica a coordenadora do projeto e diretora de Inovação da Aplysia Soluções Ambientais, Tatiana Furley.
O projeto, agora em sua terceira etapa, demonstrou resultados significativos na melhoria da qualidade da água e no aumento expressivo da população de peixes, com evidências de que os cardumes dobraram de peso e houve um aumento de 81% na população de peixes jovens em apenas um ano.
Inicialmente, o projeto evoluiu para a restauração de um trecho de 2 km do rio Gualaxo do Norte, utilizando técnicas que recriam habitats naturais com o uso de materiais como troncos e galhos. Essas estruturas formam remansos que reduzem a velocidade das águas em até 63%, criando ambientes ideais para descanso, alimentação, e reprodução dos peixes, além de servirem como berçário.
Saiba mais…
Além do reconhecimento da SETAC World, o ReNaturalize foi premiado em 2021 pelo BRICS Solutions for SDGs Awards na categoria Água Potável e Saneamento, sendo o único projeto brasileiro reconhecido entre 290 iniciativas analisadas. Este prêmio destaca iniciativas inovadoras que contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, enfatizando a importância do projeto para a sustentabilidade global.
“A técnica que desenvolvemos não só recupera ecossistemas aquáticos como também contribui para a redução do assoreamento dos rios, mitigando o risco de enchentes em áreas de maior porte”, finaliza Tatiana Furley, destacando a relevância do projeto não apenas para o ambiente local, mas como um exemplo replicável para rios degradados em todo o Brasil.