26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Projeto Águas Limpas é destaque na mídia nacional

Projeto Águas Limpas é destaque na mídia nacionalO Espírito Santo, através da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), foi destaque na imprensa nacional com o “Projeto Águas Limpas”, maior programa de saneamento do Estado, com o investimento de R$ 1,3 bilhão na ampliação de abastecimento de água e nos serviços de coleta e tratamento de esgoto.

A matéria com destaque para o saneamento do Estado foi publicada no Jornal do Brasil, que abordou que com o fim do projeto no Estado, estará com um dos melhores serviços de coleta e tratamento de esgoto, ocupando uma posição acima da média do país. O Espírito Santo terá 60% de cobertura do serviço, e a capital terá 100%. 60% dos recursos são oriundos do Bird e 40% são do Estado. O trabalho de execução das obras está a cargo da empresa Odebrecht.

- Continua após a publicidade -

Na matéria também foram abordadas as dificuldades de efetuar obras nas cidades que compõem a Grande Vitória, como Vitória, Vila Velha, Cariacica, Guarapari e Viana. A dificuldade para a execução das redes é devido a densidade populacional, tendo em vista o tráfego intenso das rodovias, ruas e avenidas das cidades, que são necessárias para a rotina da capital. Além da densidade populacional, outro agravante é executar uma rede com cinco metros de profundidade com escoramento contínuo em uma avenida movimentada, tendo em vista o afloramento do lençol freático, típico das cidades costeiras e o material instável para a escavação.

As redes coletoras e de recalque somam 184 km, com diâmetro de até 800 mm e diversos tipos de materiais (aço, ferro fundido, PVC e fibra). No sentido de abranger 100% de coleta do esgoto, foram incluídas 21 mil ligações domiciliares. A Odebrecht, preocupada com a qualidade da obra, mobilizou equipe qualificada, planejamento e equipamentos para a execução do trabalho. E, juntamente com a Cesan, está buscando minimizar os problemas para a população. O projeto já vem tendo resultados positivos a nível nacional, como o Prêmio Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), na categoria Saneamento, do Ministério das Cidades.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA