Mais que um pacote de recompensas, o programa de fidelização, contudo, precisa ser implantado com criatividade para que o cliente realmente se sinta prezado
Por Alessandra Brandão
Provavelmente você já esteve em uma loja de roupas, de cosméticos ou em um restaurante e recebeu um cartão fidelidade para acumular compras e desfrutar de alguns benefícios. Se bem aplicada e administrada, a política de fidelização torna-se uma iniciativa importante, que favorece o dono do empreendimento, que impulsiona as vendas, e o cliente, que se sente reconhecido e valorizado por dar preferência àquele produto ou serviço adquirido com frequência.
De acordo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 2023 fechou com a marca de 312,5 milhões de cadastros em programas de fidelidade no País, um aumento de 5,4% em comparação a 2022.
Contemplar um cliente por meio de um programa de fidelização é uma estratégia salutar para valorizar o consumidor, já tão disputado pelo mercado. Mais que um pacote de recompensas, o programa de fidelização, contudo, precisa ser implantado com criatividade para que o cliente realmente se sinta prezado.
Essa iniciativa precisa ter o objetivo de melhorar a experiência de compra e mostrar ao consumidor que existe uma preocupação constante com sua satisfação. Isso certamente irá contribuir para que ele continue adquirindo os produtos e serviços daquele estabelecimento, tornando-o, portanto, um cliente fiel.
Deste modo, investir na fidelização é algo de extrema importância para qualquer empresa, principalmente quando se aposta na satisfação e não apenas no mero desejo de acumular pontos em trocas de alguns benefícios.
Consumidores que vivenciam experiências positivas se tornam verdadeiros promotores da marca, contribuindo para uma publicidade espontânea que traz novas oportunidades de negócios para a empresa. E o atendimento que é dispensado aos clientes impacta diretamente na sua satisfação ou no seu descontentamento.
Vale lembrar que um bom atendimento não se resume somente ao presencial, uma vez que a comunicação virtual se tornou uma aliada de peso nesse processo. A agilidade, a cordialidade e a eficácia dispensadas em um atendimento remoto fazem toda a diferença no processo de construção da fidelização.
Segundo pesquisa da Salesforce, 88% dos consumidores afirmam que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos ou serviços. E de acordo com levantamento da McKinsey & Company, 71% dos consumidores esperam interações personalizadas com suas marcas preferidas e 76% se decepcionam quando isso não acontece.
Nesse sentido, acredita-se que, para se tornar fiel a uma marca, o cliente precisa se sentir especial. A partir desses valores, torna-se mais possível e viável conquistar consumidores motivados a repetirem experiências agradáveis de compras, talvez por estarem adquirindo muito mais do que inicialmente buscavam.
Alessandra Brandão é publicitária e consultora de marketing.