24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Programação cultural em Vitória no feriado

Programação cultural em Vitória no feriadoQuem estiver em Vitória no feriadão prolongado pode aproveitar para fazer uma programação cultural no Centro da Capital. No Palácio Anchieta, o público vai poder ver de perto obras originais dos pintores espanhóis Salvador Dalí, Joan Miró, Pablo Picasso e Francisco Goya. O Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) tem duas exposições em cartaz com fotos feitas por Alécio de Andrade no Museu do Louvre e obras do acervo do Maes.
‘Mestres Espanhóis’

A exposição “Mestres Espanhóis”, dos geniais Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró, exposta no Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta, entra em seu segundo mês com mais de 15 mil visitantes.

A mostra é uma oportunidade única de o público capixaba conferir de perto as 101 gravuras, que contêm os traçados de desenhos poéticos dos artistas que inovaram o modo de fazer arte e escreveram a história da gravura e da impressão de arte gráfica.

- Continua após a publicidade -

As gravuras fazem parte do acervo do Collezioni D’arte Camú, do Consorzio Camú, da Itália. As pinturas mais antigas, datadas de 1815, são o recorte das distintas vivências dos artistas e mostram cenas de peças teatrais, a paradoxidade da vida, espaço, tempo e romance.

A exposição inédita, sediada em primeiro lugar em Vitória, faz parte das celebrações dos 460 anos do Palácio Anchieta. O prédio, antes restrito aos governantes, agora, além de cartão postal da cidade e do estado, é ponto de visitação turística voltado para toda família.

Exposições no Maes
O Maes está com duas exposições simultâneas em cartaz. A mostra “O Louvre e seus visitantes” apresenta 85 fotografias feitas no Museu do Louvre por Alécio de Andrade, brasileiro residente em Paris. As fotos, doadas ao Instituto Moreira Salles pela família do fotógrafo, foram feitas enquanto ele percorria as salas do Museu, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964.

Desses passeios, Alécio deixou 12 mil imagens. Cada flagrante lembra uma cena teatral assistida por cima dos ombros do artista, tendo os visitantes como atores. Uma visão poética, onde o senso de humor se une a um certo carinho peculiar e revela a apropriação dos espaços do museu pelo público e as relações, às vezes insólitas, que se estabelecem entre alguns dos espectadores e as obras de arte.

Também está em cartaz, simultaneamente, na Sala de Exposições Permanentes do Maes, a exposição “O diverso no Acervo”. O recorte utiliza obras do acervo do Maes, pertencentes ao patrimônio do Estado. A mostra apresenta múltiplas possibilidades para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza.

As exposições são resultado de mais uma parceria da Secult com o Instituto Sincades.

Atividades culturais no fim de semana no Maes
Além de conhecer as fotos e obras expostas no Maes, o público também vai poder participar de projetos com contadores de histórias para crianças e oficinas de fotografia no fim de semana. Toda a programação é gratuita.

No sábado (10), será realizado o projeto “Estórias da Arte”. O objetivo é estreitar o contato com as crianças, proporcionando atividades adequadas à idade. As contadoras de histórias Priscilla Arranz e Mayra Alarcón apresentam “O Diário de Monique”, cuja personagem tem sua vida ligada ao Museu do Louvre. Nas suas férias, ela sempre visitava o museu e via aquele moço de cabelos encaracolados, óculos grossos, câmera fotográfica e sorriso largo. Era Alécio de Andrade tirando fotos não das obras de arte, e sim de olhares. Depois de tanto tempo, Monique decide encontrar um pouco de sua história nas fotos de Alécio e para isso conta com a ajuda das crianças visitantes da exposição. A ação é realizada todos os sábados em dois horários: às 14h e às 16h. São 20 vagas, e os interessados devem chegar com meia hora de antecedência.

No domingo (11), o Maes realiza a oficina de fotografia “Os visitantes do Maes”. Os participantes recebem suporte técnico com os monitores Luara Monteiro e Raphael Araújo e serão conduzidos a fazer reflexões no sentindo de pensar o espaço público do museu por meio do olhar fotográfico. A oficina é realizada todos os domingos, até o fim da exposição, em dois horários: das 14 às 15h30; e das 15h30 às 17 horas. São 12 vagas, e os interessados devem chegar com meia hora de antecedência, munidos de câmera fotográfica ou celular com câmera.

Confira a programação das exposições no feriado:

Palácio Anchieta
“Mestres Espanhóis”
Horário de funcionamento no feriadão:
– Quarta (07/09) – 12h às 18h
– Quinta (08/09) – 12h às 18h
– Sexta (09/09) – 12h às 18h
– Sábado (10/09) – 12 às 18h
– Domingo (11/09) – 12 às 18h

Museu de Arte do Espírito Santo – Dionísio Del Santo (Maes)
“O Louvre e seus Visitantes” – fotografias de Alécio de Andrade
“O Diverso no Acervo” – Obras de Nice Avanza, Raphael Samú, Dionísio Del Santo e Maurício Salgueiro
Horário de funcionamento no feriadão:
– Quarta (07/09) – Fechado devido ao desfile;
– Quinta (08/09) – 12h às 18h
– Sexta (09/09) – 12h às 18h
– Sábado (10/09) – 12h às 18h
Oficinas de Estórias da Arte às 14h e às 16h;
– Domingo (11/09) – 12h às 18h
Oficinas de Fotografia às 14h e às 15h30

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA