24.9 C
Vitória
quarta-feira, 19 DE março DE 2025

Programa da ONU destaca importância de conservar carbono no solo

Programa da ONU destaca importância de conservar carbono no soloO Anuário 2012 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) revisa os principais indicadores ambientais do ano passado, com destaque para os recordes de eventos climáticos extremos como secas, chuvas e conseqüentes inundações. 2011 foi um ano de La Nina, com seca severa no Chifre da África, recordes de altas temperaturas no verão europeu e de tornados nos Estados Unidos.
Todos esses eventos e desastres subseqüentes causaram enormes prejuízos para a humanidade, financeiros e não financeiros. A Munich Re, maior companhia de resseguros do mundo, reportou gastos da ordem de US$ 380 bilhões em 2011, decorrentes de eventos climáticos e de outros eventos geofísicos, como terremotos. Vale destacar que a incidência desses eventos é maior em países em desenvolvimento, assim como as consequências são mais desastrosas devido à falta de infraestrutura de apoio. Considerando que são previstos maior incidência desses eventos dada às mudanças do clima já em curso, é fundamental que o mundo se prepare para lidar melhor com eles.
Entre os destaques ambientais de 2011, o PNUMA destacou o recorde histórico de preços dos alimentos e o terremoto no Japão e, conseqüente abalo das estruturas da Usina de Fukushima. Com relação à mudança do clima, além da adoção da Plataforma de Durban, em julho, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma reunião especial para tratar do tema, enfatizando os impactos na paz e segurança internacional.
O Anuário do PNUMA também traz dois importantes temas que precisam ser melhor abordados no mundo: manejo de solos e reatores nucleares. Os benefícios da conservação do solo, especialmente da sua camada orgânica, ganhou destaque. Em um momento que estoques de carbono são cada vez mais valorizados, o PNUMA lembra que existe três vezes mais carbono no solo do que na atmosfera. E se por um lado existe uma grande capacidade de capturar carbono da atmosfera no solo, por outro lado perder o carbono do solo para atmosfera é muito fácil – e deve ser evitado.
O documento afirma que a camada superficial do solo é extremamente importante para dar suporte a agricultura e a vegetação natural. A erosão do solo, causada pela chuva, ventos e outros processos naturais ou oriundos da atividade humana, é o processo pelo qual partículas do solo são transportadas, fazendo com que o solo perca fertilidade. Estima-se que cerca de um quarto da superfície global já tenha perdido a capacidade de prover serviços ambientais devido a perdas de carbono do solo. O PNUMA lembra a experiência de sucesso da agricultura com plantio direto no Brasil e na Argentina, destacando que tal manejo deveria ser adotado em outras regiões do globo

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA