23.5 C
Vitória
sexta-feira, 28 DE março DE 2025

Professor de Aracruz é finalista do ‘Nobel da Educação’

Helder Guastti representa o Brasil em premiação global que valoriza impacto educacional e inovação no ensino de Aracruz

Por Fabio Gabriel

O professor Helder Guastti, da Escola Municipal Mário Leal Silva, em Aracruz, está entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize, conhecido como o “Prêmio Nobel da Educação”. Ele é o único brasileiro selecionado em uma disputa que contou com 5 mil inscrições de 89 países.

A premiação reconheceu a atuação de Helder pelo projeto “Como diz o outro…”, em que estudantes do quinto ano modernizaram contos populares brasileiros, usando inteligência artificial para criar ilustrações. Esse trabalho já havia garantido ao docente o Prêmio Educador Nota 10 e o título de Educador do Ano de 2024. Além disso, Helder desenvolve o espaço Confabulando, onde promove ações culturais voltadas à leitura.

Professor de Aracruz é finalista do 'Nobel da Educação'
Professor capixaba está concorrendo ao Premio Nobel. Foto: Prefeitura de Aracruz

“Estou sendo contemplado pelo trabalho realizado na escola e também pelo trabalho social que desenvolvo em meu Espaço de Leitura – Confabulando”, declarou o professor. “Nos tempos em que vivemos, sinto que, mais do que nunca, é nosso dever social seguir valorizando a potência presente em nossa educação pública, com muita teimosia e esperança.”

 

LEIA MAIS
Crianças e adolescentes não podem mais usar celular nas escolas. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil Guia do governo recomenda não uso de tela para menores de 2 anos - O guia para uso de telas surgiu após proibição por lei do uso de celulares nas escolas visando a promoção de um ambiente digital mais…
Diretores escolares da Rede Pública Estadual em curso da Sedu. Foto: Sedu Diretores da Rede Pública Estadual têm a chance de intercâmbio no Chile - A iniciativa busca promover a capacitação e o desenvolvimento profissional destes diretores escolares em parceria com a Universidade Diego Portales

O Global Teacher Prize oferece ao vencedor um prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,8 milhões). O resultado será anunciado em Dubai, no dia 11 de fevereiro, durante um evento que reúne os 50 finalistas da competição.

A secretária de Educação de Aracruz, Jenilza Spinassé, elogiou o trabalho inovador do professor. “Que o Helder seja inspiração para tantos outros educadores da nossa rede. Professor, estamos na torcida por você!”

O prefeito Dr. Coutinho também parabenizou o docente. “Sem dúvida, é um orgulho muito grande para Aracruz este reconhecimento. Essa indicação ao Nobel da Educação representa uma manifestação pelo importante trabalho realizado. Enquanto gestão, acreditamos no poder de transformação que a educação de verdade é capaz de promover.”

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA