27.1 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Arlindo Villaschi lança livro sobre desenvolvimento econômico do Estado

Arlindo Villaschi lança livro sobre desenvolvimento econômico do EstadoO professor Arlindo Villaschi lançará, em setembro, o livro “Elementos da economia capixaba e trajetórias de seu desenvolvimento”, organizado por ele, com recursos da Lei Rubem Braga de apoio à cultura, via ArcelorMittal Tubarão. Participam da obra os pesquisadores Ednilson Silva Felipe, Ueber José de Oliveira, José Carlos Cosme, Arthur Olympio Avellar, Jamilly Viviane dos Santos Freitas, Álvaro Abreu e Maria da Penha Marzaro Siqueira. O lançamento será aberto ao público, com entrada franca, no dia 14, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal, na Praia do Suá, em Vitória.

A obra
O livro busca resgatar parte do processo histórico da formação socioeconômica capixaba a partir do final do século XIX. Segundo o autor, nesse resgate, é feito um esforço para identificar as articulações políticas que permitiram que a economia do Espírito Santo se sustentasse por mais de meio século como monocultura do café; se construísse como porta para o mar a uma vasta hinterlândia; e que ainda operacionalizasse um dinâmico processo de diversificação produtiva a partir de um processo de industrialização retardatária.

- Continua após a publicidade -

O autor
O professor Arlindo Villaschi, Ph.D, é graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez Especialização em Problemas do Desenvolvimento Econômico pela CEPAL/ILPES, é Mestre em Economia pela University of California; e Doutor em Economia pela University of London. Atualmente é professor Associado da Ufes, coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação e Desenvolvimento Capixaba/Ufes e pesquisador Associado da Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais.

Lei Rubem Braga
Mais de R$ 800 mil foram investidos pela ArcelorMittal Tubarão em 41 projetos culturais aprovados pela Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) de Vitória. O valor foi disponibilizado na troca de bônus para os produtores culturais ou artistas, e tem beneficiado áreas como o Teatro, Artes Plásticas e Literatura. Em sua edição mais recente, a Lei Rubem Braga registrou recorde no número de projetos aprovados, além dos contemplados pela ArcelorMittal Tubarão, outros 101 foram aprovados pela lei, totalizando R$ 2,8 milhões e em 142 projetos (38 a mais que no ano anterior).

Criada em 1991, a Lei Rubem Braga concede incentivos fiscais às empresas estabelecidas no município que realizem investimentos nos projetos culturais por ela aprovados. Devido ao sucesso alcançado no incentivo à produção cultural em Vitória, a LRB – uma das pioneiras em âmbito municipal – serviu de modelo para diversas outras leis de incentivo cultural no Brasil.

Serviço
Lançamento do livro “Elementos da economia capixaba e trajetórias de seu desenvolvimento”
Dia: 14/09/2011, quarta-feira
Hora: 19h
Local: Biblioteca Pública Municipal
Entrada Franca
Informações: [email protected] / 27 (81499242)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA