23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Produção industrial no ES tem segunda maior queda no Brasil

Produção industrial no ES tem segunda maior queda no BrasilDe acordo com indicador divulgado pelo IBGE, queda foi de -6,3%. Na comparação com mesmo período de 2011, redução média nacional na produção foi de apenas -1,0%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (09) o indicador de produção industrial referente ao mês de novembro de 2012. Já descontadas as influências sazonais, os índices regionais da produção industrial apontaram variação negativa em seis dos 14 locais pesquisado. A queda mais acentuada foi registrada em Goiás (-14,7%) e o Espírito Santo registrou a segunda maior queda, de (-6,3%, no período analisado. Em outubro, o resultado registrado pela indústria capixaba havia sido positivo, com um aumento de 13,4%.

- Continua após a publicidade -

Além de Goiás e Espírito Santo, também registraram queda na produção industrial no penúltimo mês de 2012 Pará (-6,0%), Paraná (-5,1%, São Paulo (-1,9%) e Minas Gerais (-0,7%. Por outro lado, Região Nordeste, com crescimento de 4,2%, Bahia (3,5%), Santa Catarina (3,0%), Amazonas (2,9%), Ceará (2,2%) e Rio de Janeiro (2,1%) registraram as expansões mais intensas nesse mês, enquanto Pernambuco (1,3%) e Rio Grande do Sul (0,4%) assinalaram avanços mais moderados.

No indicador acumulado para o período janeiro-novembro de 2012, a redução na produção atingiu nove dos 14 locais pesquisados, com destaque para Amazonas (-7,1%), Espírito Santo (-6,0%), Rio de Janeiro (-5,6%), São Paulo (-4,1%) e Rio Grande do Sul (-3,9%) que apontaram quedas acima da média nacional (-2,6%). Nesses locais, o menor dinamismo foi particularmente influenciado pelos setores relacionados à redução na fabricação de bens de consumo duráveis (motos, aparelhos de ar-condicionado, fornos de micro-ondas, telefones celulares, relógios, televisores e automóveis) e de bens de capital (especialmente para equipamentos de transporte e para construção), além da menor produção vinda dos setores extrativos (minérios de ferro), têxtil, vestuário e metalurgia básica.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA