Interatividade, fácil navegação e layout moderno são característicasdo novo Portal da Transparência do Governo do Estado (www.transparencia.es.gov.br), que entrou no ar na última quinta-feira (01). O site foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em parceria com a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont).
Todos os menus estão de fácil visualização na home page. No Portal, estão dados relativos a receitas, despesas, convênios, compras governamentais, orçamento e informações gerais (obras do Governo do Estado e dados sobre os fornecedores).
A ferramenta de busca e a opção para explicar cada termo técnico (link com interrogação ao lado do item) são novidades que possibilitam uma maior compreensão do conteúdo. Os visitantes têm agora mais opções de avaliar as informações. Um bom exemplo disso é a criação de gráficos relativos a itens como despesa por órgão, receita acumuladas por ano, entre outros. Anteriormente, esses dados eram fornecidos apenas por tabela.
Mudanças
Outro destaque é a preocupação com a acessibilidade, porque os internautas conseguem aumentar e reduzir o tamanho da fonte. Além disso, podem visualizar as páginas utilizando contraste de cor, o que melhora a leitura para os daltônicos.
Com o novo site, é possível acessar os menus por meio das teclas de atalho que variam de acordo com o navegador utilizado. A interatividade é reforçada com links para acompanhar as informações do Portal da Transparência nas redes sociais (Twitter e Facebook).
E para dar um pouco mais de leveza durante o acesso, a cada nova visualização os visitantes têm uma imagem relativa a um cartão postal do Estado (praias, prédios históricos, paisagens, montanhas, entre outras).
O presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, considera importante a autarquia contribuir para as informações do Portal da Transparência terem um acesso ainda melhor. “Estamos fazendo a nossa parte para que o governo eletrônico seja cada mais reconhecido pelos capixabas. Dessa forma, colaboramos para que os órgãos estaduais consigam atender melhor aos cidadãos”, enfatiza.