Diretora-geral pontuou situações importantes para os consumidores na hora de realizar a compra em lojas físicas e na internet ficarem atentos
Por Kebim Tamanini
O Dia dos Pais está chegando, no próximo domingo (11), e o setor do comércio local e online está agitado com os capixabas comprando presentes. Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os presentes estão custando, em média, R$ 230 no total, com a maioria das compras sendo feitas em lojas físicas.
A diretora-geral do Procon Estadual, Letícia Coelho Nogueira, destacou alguns pontos importantes para os consumidores na hora de realizar a compra. “Na compra física, é essencial verificar se a empresa tem uma política de troca, já que a troca não é obrigatória, mesmo em casos de problemas com o tamanho ou a numeração. Portanto, é importante fazer essa consulta antes. Além disso, apesar do tempo curto, tentar fazer uma pesquisa de preços é recomendado”, enfatizou.
A pesquisa do CNDL indica que muitos brasileiros pretendem realizar suas compras pela internet, especialmente por meio de aplicativos, sites e Instagram. No entanto, com menos de uma semana para a data, os preços em lojas online podem ser atrativos, mas é preciso atenção.
Letícia Coelho Nogueira também alertou sobre o aspecto de tempo para os consumidores que deixam as compras para a última hora. “Na compra de última hora, se for comprar online, é importante garantir que a entrega será feita antes da data necessária, pois faltam poucos dias”, alertou.
Outros pontos de atenção
- Pesquise antes da compra, em diferentes lojas físicas e virtuais, os preços dos produtos que pretende adquirir;
- Desconfie dos sites que têm como única forma de pagamento transferências via Pix ou boleto bancário;
- Atenção com a segurança! Sites clonados e perfil de loja falsa no Instagram são as principais fraudes;
- Para comprar com segurança, busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet;
- A política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita, assegurando que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o consentimento expresso do consumidor;
- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não tiver essas informações, escolha outro e denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória;
- Os sites devem deixar claro os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de “arrependimento de compra”, que é o cancelamento no prazo de até sete dias;
- Ao confirmar a contratação, imprima ou guarde sob a forma eletrônica todos os documentos que atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios.
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Serviço
Caso necessite, os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente na sede do Procon Estadual, localizado na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 9º andar, Centro, Vitória, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Outro ponto é o Procon da Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende nos dias e horários citados acima e também aos sábados até às 13 horas. A população também pode ter acesso ao Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas pelo telefone 151.