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quarta-feira, 24 abril, 2024

Procon dá dicas para consumidor aproveitar as férias de julho com tranquilidade

Procon dá dicas para consumidor aproveitar as férias de julho com tranquilidadeCom a chegada das férias escolares muitas pessoas decidem viajar para aproveitar alguns dias de descanso com a família. No entanto, para evitar problemas e situações desagradáveis nesse período, o Procon de Vitória orienta que o consumidor fique atento a alguns detalhes importantes.

Segundo o secretário Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Eliézer Tavares, é preciso prestar atenção às novas regras para viagens aéreas, que entraram em vigor em junho e ampliam os direitos dos passageiros de avião.

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“Agora, o consumidor tem direito a solicitar reembolso imediato do valor da passagem em caso de atrasos superiores a quatro horas ou cancelamento de voos”, destacou o secretário.

Outra novidade é que, após atraso de uma hora, o passageiro tem direito a ligações telefônicas e acesso à internet. Após duas horas, a empresa é obrigada a fornecer alimentação para o consumidor.

Bilhete aéreo

Para o gerente do Procon de Vitória, Marcos Nati, o consumidor também deve ficar atento ao número do voo, horário, data e local de embarque, que devem estar corretos no bilhete.

“Se o passageiro perder o voo, a alternativa é procurar a companhia aérea para saber quanto é cobrado para remarcar a viagem ou reembolsar o valor da passagem”, afirmou Nati, que ressaltou ainda que o passageiro deve tomar cuidado com as tarifas promocionais, que muitas vezes possuem restrições.

Ônibus

De acordo com o Procon Municipal, as passagens de ônibus podem ser adquiridas sem data de embarque e terão validade de um ano

Com relação às passagens de ônibus intermunicipal, interestadual e internacional, estas podem ser adquiridas sem data de embarque e terão validade de um ano a partir da data de sua emissão, podendo ser remarcadas dentro desse prazo. “O passageiro terá direito, ainda, ao reembolso do valor pago pelo bilhete caso declare, antes do embarque, não ter mais intenção de viajar”, disse Nati.

Além disso, durante a interrupção ou atraso da viagem, alimentação e hospedagem dos passageiros, quando for o caso, ficarão por conta da transportadora. O Procon orienta que o consumidor guarde todos os comprovantes de compra e gastos, pois esses documentos serão importantes se houver necessidade de reclamação.

Para mais informações, o consumidor pode ligar para o serviço Fala Vitória 156. A ligação feita a partir de telefone fixo ou público de Vitória é gratuita e o cidadão é atendido 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para reclamações é preciso comparecer ao Procon Municipal, que fica na Casa do Cidadão, na avenida Maruípe, 2544, em Itararé.

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