24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Sistema de processos virtuais em Cariacica é modelo para municípios

A ferramenta reduz os processos em papel

O modelo aplicado pela Procuradoria de Cariacica para evitar processos físicos e transformá-los em virtuais está servindo de modelo para outros municípios do Estado. Durante a semana, representantes das procuradorias de Aracruz e Viana foram conhecer o sistema.

A ferramenta facilita e dinamiza os trabalhos da Procuradoria, permitindo a automatização de tarefas, controle e cumprimento dos prazos, com total integração do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Poder Judiciário.

- Continua após a publicidade -

O SPA pretende cada vez mais evitar que o sistema de desburocratização de processos dos contribuintes seja realizado por meio de papel. É um sistema totalmente virtual. Ele trabalha com fichas do contribuinte, processos, lançamentos de crédito, pagamentos de tributos, dívida ativa e busca de documentos.

“As portas estão abertas para os procuradores que queiram conhecer o sistema, que é muito eficiente”, contou o procurador do município, Marcos Venícius Wyatt.

A procuradora-geral da Prefeitura de Viana, Thais Prata da Silva, disse que o sistema é fácil, prático, simples de manusear e de entender.

“Pretendemos contratar e levar para Viana. Vamos abrir uma licitação para adquirir esse ou outro sistema que funcione de maneira parecida”, declarou a procuradora-geral.

No Brasil, as prefeituras que já possuem boa parte ou todo o sistema de processos automatizados são as de Fortaleza (CE), Cariacica (ES), São Luís (MA), Teresina (PI) Rio Largo (AL), Juiz de Fora (MG) e Niterói (RJ).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA