Versatilidade marca o primeiro dia da Vitoria Stone Fair

stonefair
Foto: Divulgação / Milanez&Milaneze

A 47ª edição da Vitoria Stone Fair |vai até a quinta-feira (14), no Pavilhão de Carapina, e garante novidades para o setor de rochas ornamentais

A versatilidade foi a palavra de ordem da 47ª edição da Feira Internacional de Mármore e Granito, a Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America, que começou nessa terça-feira (11). O evento se estende até a quinta-feira (14), no Pavilhão de Carapina, na Serra.

Durante os quatro dias do evento, mais de 200 expositores de 50 países como Estados Unidos, Itália, Índia, entre outros, apresentarão mais de 1 mil variedades de rochas a um público estimado em mais de 18 mil pessoas.

Para a vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, a Vitoria Stone Fair é um evento de grande expressão. “A feira movimenta toda cadeia produtiva, compondo o mais importante arranjo produtivo local de rochas ornamentais do Brasil, ponto central para a geração de negócios, desenvolvimento e transferência de conhecimentos no segmento, no qual especialistas e empresas se encontram e discutem tendências e inovações da indústria de pedras e tecnologia”, disse.

visitantes stone fair
Mais de 18 mil pessoas passarão pela Vitoria Stone Fair. – Foto: Divulgação/ Milanez&Milaneze

Segundo ela, o setor de rochas movimenta 10% do PIB capixaba e gera empregos nos 78 municípios. “São mais de 25 mil postos de trabalho direto e mais de 100 mil indiretos. O Estado exportou mais de R$ 1 bilhão em 2019 para 106 países e exporta para os cinco continentes, ou seja no mundo inteiro”, destacou a vice-governadora.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, é durante a feira que os melhores negócios são realizados.

“Esse momento da feira é muito mágico, pois o país tem uma diversidade geológica muito grande e todos os anos tem lançamento por aqui. Todos os anos têm empresas que trazem materiais novos que foram recém-extraídos, exclusivos. Isso atrai clientes. Esse período é mais calmo de visitas no país e no Estado, mas a feira movimenta o mercado e aquece nossa economia”, disse Machado.

Versatilidade

Na feira, os arquitetos e designers são responsáveis pela diversidade e versatilidade das peças. Desta forma, a curadora da Vitoria Stone Fair, Vivian Coser afirma que a exposição traz profissionais de peso do mercado nacional e internacional para agregar valor.

“Por meio das peças, nós podemos apresentar a flexibilidade do uso da pedra e as variadas composições e em relação à tecnologia, pois temos várias peças com cortes com maquinários de alta geração”, afirmou Vivian.

As peças apresentam versatilidade e cortes com os melhores maquinários. – Foto: Elaine D’Ávila / Next Editorial

A arquiteta frisou que as peças também podem alavancar o setor da Construção Civil. “Com as novas tecnologias, as empresas conseguem produzir peças em larga escala de produção. Para atender às demandas é necessário investir em tecnologia para atender em um padrão de qualidade. Estamos propagando esse tipo de informação para que os empresários e extratores de rochas ornamentais se atentem à valorização das pedras brasileiras, que são muito bonitas e únicas. Sou arquiteta e sei o quanto as rochas enobrecem o nosso trabalho”, observou ela.

China de fora

Por conta dos problemas de saúde pública que a China enfrenta por causa do coronavírus, cerca de 17 empresas deixaram de vir ao Estado. Apenas três empresas compareceram ao evento, mas os expositores são chineses que residem no Brasil. De acordo com a organização do evento, a medida não afetará os negócios na feira.

“A China é um grande comprador de rochas ornamentais. Apesar de não ser um público-alvo, vamos aguardar para entender como tudo vai acontecer”, destacou uma das organizadoras do evento, Flávia Milanez.

Confira imagens do primeiro dia da Vitória Stone Fair:

Abertura da 47ª Stone Fair

Serviços

Vitoria Stone Fair
Data: 11 a 14 de fevereiro
Horário: das 17 às 23 horas
Local: Carapina Centro de Eventos
Endereço: 5254, Av. Marginal, 5196 – Jardim Carapina, ES
Inscrições pelo site https://www.vitoriastonefair.com.br/ ou no local

Como chegar: