23.3 C
Vitória
segunda-feira, 3 agosto, 2020

Primeiro carro autônomo desenvolvido pela Ufes

Leia Também

Dia dos Pais: 47,8% das pessoas comprarão presentes on-line

De acordo com uma pesquisa, 57,6% das pessoas entrevistadas pretendem celebrar o Dia dos Pais; 21,5% ainda estão na dúvida sobre comemorar ou não.

Mais fome no frio? Veja dicas para manter a alimentação equilibrada!

O tempinho mais frio combina e muito com comidinhas gostosas. E a impressão, nesta época do ano, é de que sentimos mais fome também. Veja as dicas!

Semana do Aleitamento Materno reforça a importância da amamentação

O leite materno é uma fórmula perfeita, exclusiva, sem custo e facilmente acessível. Ele está pronto, na temperatura ideal e tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até os seis meses de vida.

Pela primeira vez, um carro autônomo trafega em vias públicas. Primeira viagem foi até Meaípe, em Guarapari

O Intelligent Autonomous Robotic Automobile (Iara), primeiro carro autônomo brasileiro, foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (Lcad) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Em maio de 2014, o veículo passou pelo primeiro teste, chamado de “Volta da Ufes”, no qual percorreu os 3,8 km do anel viário que circunda o campus de Goiabeiras sem interferência humana.

Desta vez, o carro percorreu o trajeto de 74 quilômetros entre o campus de Goiabeiras, em Vitória, e a praia de Meaípe, em Guarapari, foi feito pelo carro autônomo da Ufes, na noite de 12 para 13 de maio.

Segundo o coordenador do projeto, professor Alberto Ferreira de Souza, a viagem é uma conquista histórica para a pesquisa na universidade e para o avanço da corrida pelo desenvolvimento do automóvel no país e no mundo.

Souza afirma que a pesquisa iniciada em 2009 é apenas a primeira de outros projetos desenvolvidos por sua equipe. “No ano seguinte, nós desenvolvemos um robô que faz reconhecimento de faces e ficou entre os melhores projetos do mundo. Também produzimos um sistema que consegue perceber a profundidade a partir de duas câmeras que imitam dois olhos. Nós usamos essa capacidade para medir distância e volume. Virou até produto e hoje esses robôs são utilizados para medir pilhas de minério.”, contou.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Auxílio emergencial elevou em 24% renda pré-pandemia, mostra pesquisa

Segundo estudo, dado destaca a pobreza e a desigualdade do país. Saiba mais! As pessoas que recebem o auxílio emergencial, pago pelo governo federal durante...

Top 5 da sobrevivência

Disruptura. Definitivamente essa é palavra de ordem no universo da gestão. Após três meses convivendo com as bruscas mudanças nos processos de trabalho provocadas pela pandemia, proprietários dos setores da indústria e do comércio ainda não são capazes de mensurar o tamanho do estrago final que o novo coronavírus vai deixar

Empresa que vai gerir Parque de iluminação de Vila Velha será conhecida na próxima semana

O leilão que definirá a empresa que vai gerir o serviço nos próximos 20 anos será conhecida na próxima segunda-feira (03), na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na Bolsa de Valores, em São Paulo.

Câmara aprova novamente programa de financiamento para pagamento de folha

A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 29, a medida provisória que cria um programa de financiamento para o pagamento da folha salarial durante a pandemia de covid-19.

Vida Capixaba

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Horário de pico muda em Vitória

Em Vitória, por conta da pandemia do novo coronavírus, houve uma redução considerável no fluxo de veículos que passam pelas ruas e avenidas da capital.

Como aproveitar melhor o FGTS emergencial?

Para muitas pessoas, esse dinheiro já tem destino definido, como pagar algumas contas essenciais, além de investimento pessoal, mas será que existe uma forma melhor de aplicá-lo? Especialista explica!

Aprenda uma profissão! Cursos rápidos com aulas on-line

Os cursos têm o objetivo de qualificar os profissionais para atuar diante da pandemia, de forma rápida, e foram criados para atender às principais demandas da população.
Continua após publicidade