Primeiro carro autônomo desenvolvido pela Ufes

Foto: Divulgação / Ufes

Pela primeira vez, um carro autônomo trafega em vias públicas. Primeira viagem foi até Meaípe, em Guarapari

O Intelligent Autonomous Robotic Automobile (Iara), primeiro carro autônomo brasileiro, foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (Lcad) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Em maio de 2014, o veículo passou pelo primeiro teste, chamado de “Volta da Ufes”, no qual percorreu os 3,8 km do anel viário que circunda o campus de Goiabeiras sem interferência humana.

Desta vez, o carro percorreu o trajeto de 74 quilômetros entre o campus de Goiabeiras, em Vitória, e a praia de Meaípe, em Guarapari, foi feito pelo carro autônomo da Ufes, na noite de 12 para 13 de maio.

Segundo o coordenador do projeto, professor Alberto Ferreira de Souza, a viagem é uma conquista histórica para a pesquisa na universidade e para o avanço da corrida pelo desenvolvimento do automóvel no país e no mundo.

Souza afirma que a pesquisa iniciada em 2009 é apenas a primeira de outros projetos desenvolvidos por sua equipe. “No ano seguinte, nós desenvolvemos um robô que faz reconhecimento de faces e ficou entre os melhores projetos do mundo. Também produzimos um sistema que consegue perceber a profundidade a partir de duas câmeras que imitam dois olhos. Nós usamos essa capacidade para medir distância e volume. Virou até produto e hoje esses robôs são utilizados para medir pilhas de minério.”, contou.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!