23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Feira capixaba destaca tecnologia automotiva

Feira capixaba destaca tecnologia automotivaSalão do automóvel, exposição de autopeças e equipamentos, serviços, além de vários cursos e palestra, fazem parte do evento que deverá ser visitado por mais de 15 mil pessoas.

Após dez anos sem realizar qualquer evento de porte na área automotiva, o Espírito Santo abrigará entre os dias 12 e 15 de setembro sua primeira feira internacional do setor, a AutoTech 2012 – Feira de tecnologia automotiva: autopeças, serviços, equipamentos e veículos. No evento, os capixabas poderão conferir as mais recentes novidades em marcas, modelos, produtos e serviços, que estarão em exposição no Carapina Centro de Eventos, na Serra.

- Continua após a publicidade -

A feira, que deve receber a visita de mais de 15 mil pessoas (entre visitantes, expositores, parceiros e apoiadores), é uma resposta dos sindicatos e das principais entidades automotivas capixabas aos bons dados que o setor vem apresentando. De acordo com a Federação Nacional de Veículos Automotores(Fenabrave) a indústria automobilística move R$ 1 em cada R$ 10 da economia brasileira.

Com realização da Bureaux Marketing, a AutoTech trará o que há de mais inovador no mercado nacional e internacional, apresentado por fabricantes, concessionárias, atacadistas e sindicatos. “A Autotech será um divisor de águas para o setor automotivo no Espírito Santo. A exemplo do segmento de rochas ornamentais e do mercado imobiliário, entre outros, que promovem e potencializam seus mercados com eventos similares, o ‘mundo automotivo’ está buscando espaços para levar seus produtos, serviços e inovações”, afirma o gestor da Bureaux Marketing e diretor da feira, Fabiano Lins.

Dentro do evento, será realizado também o AutoTech Motors Show, um ambiente similar ao “Salão do Automóvel”, com exposição de carros, motos e caminhões, para apresentar aos capixabas os últimos lançamentos e modelos supermodernos. Durante todos os dias da feira serão realizados eventos simultâneos, como cursos de especialização e palestras educativas para garantir público constante e diverso no evento. Este projeto visa o nivelamento tecnológico e a capacitação das equipes de vendas e atendimento das lojas de autopeças.

Setor em expansão
O setor automotivo brasileiro representa hoje, incluindo os segmentos industrial e comercial, aproximadamente 10% do Produtor Interno Bruto (PIB) nacional, tendo registrado o impressionante crescimento de 119% nos últimos 10 anos.

De acordo com o presidente da Federação de Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra, o setor tem apontado índices ainda mais positivos no Estado, impulsionados pelo crescimento do PIB capixaba – superior ao da média nacional desde 2007 – e por investimento de grandes empresas, entre elas de mineração e siderurgia.

“A frota de automóveis no Espírito Santo, que no ano de 2012 deverá ser de quase 1,2 milhão de veículos, tende a dobrar nos próximos anos”, explica Guerra. Em contrapartida, cresce também a demanda por serviços cada vez mais diferenciados e especializados que garantam qualidade e eficiência para um público cada vez mais exigente.

“O nosso Estado é um excelente mercado para os segmentos representados no evento. A Findes tem expectativa de que a Autotech seja um grande sucesso, promovendo a efetivação de um bom volume de negócios que, por sua vez, poderão inclusive resultar na atração de novos investimentos”, acredita o presidente da Findes.

Estima-se que existam no Espírito Santo mais de 15 mil empresas relacionadas ao setor automotivo, entre oficinas mecânicas e de lanternagem, lojas de som e acessórios, autopeças, concessionárias e revenda de veículos leves, pesados e de motos, além de prestadoras de serviços como empresas de impermeabilização e embelezamento, revendas de pneus, despachantes e muitos outros. Juntas, essas empresas são responsáveis por mais de 40 mil empregos diretos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA