24.9 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Previsão de alta do PIB em 2012 é reduzida para 2%

Previsão de alta do PIB em 2012 é reduzida para 2%Anúncio foi feito nesta quinta-feira (13), pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. A previsão anterior do ministério era de alta de 3%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (13) que o crescimento da economia brasileira deverá ficar em 2% neste ano, reduzindo a previsão anterior do ministério, de expansão de 3%. O anúncio não é o primeiro negativo para a economia brasileira. No começo deste ano, as estimativas eram de que o crescimento da economia seria superior a 4% no período.

- Continua após a publicidade -

Se confirmada, será a menor taxa de crescimento desde 2009, quando o país registrou retração de 0,3%. Em 2010 e 2011, respectivamente, a economia cresceu 7,5% e 2,7%. O corte na previsão de crescimento do PIB deste ano acontece em meio aos efeitos da crise financeira internacional, que tem impactado todas as economias do planeta.

O Banco Central (BC), até o momento, prevê uma taxa de expansão de 2,5% para o PIB neste ano, mas pode rever este número no fim deste mês, quando será divulgado o relatório de inflação do terceiro trimestre. Ao mesmo tempo, o mercado financeiro estima um crescimento menor: de 1,6%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matéria anterior
Próxima matéria

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA