22.9 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o câncer

Leia Também

Dicas de suplementos para quem busca imunidade, saúde mental e beleza corporal

Nem sempre conseguimos tudo isso sem uma orientação médica e só com a alimentação do dia a dia. Fique atento às dicas de especialistas!

Como usar e higienizar as máscaras caseiras? Atente-se às dicas!

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu um protocolo de uso e higienização das máscaras para quem os usa diariamente.

Musical “Tropicalinha” agita Diversão em Cena ArcelorMittal

A live contará a história que se passa no fictício Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária e que proibia a música.

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Os nossos hábitos alimentares afetam diretamente o funcionamento do organismo e a manutenção da nossa saúde, inclusive no combate ao câncer

Diversos estudos mostram como uma alimentação adequada é importante até para a prevenção de diversos tipos de câncer. “Nenhum alimento tem o poder de garantir o não desenvolvimento de um tipo específico de doença. Porém, alguns concentram nutrientes que auxiliam na redução desses riscos. Claro, que desde que estejam inseridos em uma dieta balanceada e variada,” explica o nutricionista Rodrigo Rosa, da Bio Mundo Produtos Naturais.

Confira uma lista de alimentos que, se consumidos regularmente, auxiliam no combate ao câncer:

Castanha-do-pará é um dos alimentosCastanha-do-pará

Essa oleaginosa tipicamente brasileira é uma fonte riquíssima de selênio, mineral que mantém a tiroide e as enzimas do fígado funcionando bem. Também combate os radicais livres, que atacam nossas células e causam o câncer. Mas atenção, nada de exageros! Não se deve consumir mais do que duas castanhas por dia, pois o excesso de selênio pode ser prejudicial ao organismo.

Sardinha, salmão e atum também é um dos alimentosPeixes (sardinha, salmão e atum)

Ajudam na prevenção de câncer de mama, próstata e cólon por serem ricos em Ômega-3. Além dos peixes, vale a pena citar outros alimentos ricos neste ácido graxo: abacate, azeite de oliva extra-virgem, farinha de linhaça e chia.

Chá verde e preto

Ajudam na prevenção de câncer de próstata, bexiga e pulmão, principalmente, mas de outros tipos também. Os antioxidantes responsáveis pelo benefício são a catequina e outros polifenois.

 

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o câncerTomate

O tomate é fonte rica em licopeno, que protege o corpo contra a oxidação celular. Para tornar a absorção desse nutriente mais fácil, a melhor forma de consumir o vegetal é cozido ou em forma de molho. De acordo com especialistas da Universidade de Portsmouth, se acompanhado do azeite, os efeitos são ainda melhores.

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o câncerBrócolis

A revista Molecular Nutrition & Food Research publicou um estudo que mostra a eficiência desse vegetal na prevenção do câncer. É devido ao fitoquímico sulforafano, que têm a capacidade de destruir células cancerígenas. Os brócolis são especialmente benéficos no tratamento do câncer de próstata e de mama.

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o câncerFrutas vermelhas

Entram nessa categoria o morango, o cranberry, a goji berry, a framboesa e a amora. Essas frutas são ricas em antocianinas, responsáveis por evitar a formação de vasos sanguíneos que podem estimular o crescimento de um tumor maligno. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry defende que esses itens podem ajudar especialmente na redução do risco de desenvolver câncer de boca, de mama, de cólon e de próstata.

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o câncerAlho

Conhecido por seu poder anti-inflamatório, o alho é rico em vitamina C e selênio, cujos benefícios já citamos. Além disso, concentra boas quantidades de outros dois nutrientes que possuem ação antioxidante: o manganês e a vitamina B6. Por tudo isso, ele possui efeito antibacterianos, antifúngicos e previne tipos de câncer, como de cólon, esôfago e estômago.

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o câncerUva

Os antioxidantes presentes na casca e na semente da uva combate os radicais livres que atacam as células, o que resulta no câncer. Um estudo publicado no Journal of Nutrition mostrou que isso acontece porque os antioxidantes encontrados nas uvas evitam danos ao DNA, o que faz com que uma célula não se torne maligna para o organismo.

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o câncerAçafrão e Curry

Ajudam na prevenção de câncer de pele e de esôfago. A cúrcuma, que dá origem ao açafrão e ao curry, é eficaz em vários tipos de câncer, mas sobretudo o melanoma, o pior tipo de câncer de pele.

 

Conheça alguns alimentos que ajudam a combater o câncerFrutas cítricas

Ajudam na prevenção de câncer as frutas cítricas: limão, laranja, tangerina, toranja, devido à presença dos ativos chamados naringenina e terpenos, além da já citada vitamina C.

 

Gengibre

Ajuda na prevenção de câncer de pâncreas, estômago, cólon e mama, devido à presença de duas substâncias, o gingerol e o 6-shogaol, que induzem a morte de células tumorais.

 

Chocolate amargo e cacau

Ajudam na prevenção de vários tipos de câncer por conta da grande quantidade dos polifenois catequinas. Prefira os chocolates com no mínimo 70% de cacau, para aproveitar melhor os benefícios.

“Além de incluir esses alimentos na alimentação diariamente, é fundamental manter outros hábitos saudáveis como não fumar e não beber em excesso e também praticar exercícios com regularidade, esse conjunto de bons hábitos ajudam a ficar longe do câncer e de outras doenças,” lembrou o nutricionista Rodrigo Rosa.

Leia também
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Vida Capixaba

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade