Carlos Simões Fonseca, que preside o TRE-ES, receberá Medalha do Mérito Judiciário
Por Robson Maia
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) fará, na próxima sexta-feira (25), às 16h, uma homenagem ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca, concedendo a Medalha do Mérito Judiciário ao magistrado. A iniciativa da honraria é do desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, presidente do TRF2.
A cerimônia, que será realizada no Plenário do TRF2, localizado no Centro do Rio de Janeiro, também agraciará outras autoridades jurídicas, como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino de Castro e Costa; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Og Fernandes; e o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior. A homenagem será transmitida pelo canal oficial do TRF2 no YouTube.
Medalha do Mérito Judiciário do TRF2
Criada pela Resolução nº 52, de 5 de julho de 2019, a Medalha do Mérito Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região tem por propósito reconhecer pessoas e instituições que se sobressaiam no desempenho de suas atribuições, ou que tenham prestado relevantes serviços e demonstrado excepcional apreço à Justiça Federal.
Tendo por patrono o primeiro presidente do Supremo Tribunal Federal na República, ministro João Antonio de Araújo Freitas Henrique, a comenda tem a forma de uma Cruz de Malta de oito pontas, que representam as virtudes Amor, Justiça, Fé, Humildade, consciência, Resiliência, Sinceridade e Verdade. A cruz é circundada por uma coroa de folhas de louro, exprimindo a arte da eloquência.
No anverso, figuram a balança e a espada, símbolos da equidade e da autoridade, sobre o mapa do Brasil, com os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo em destaque. Já no reverso, está cunhado o brasão da República.