20.9 C
Vitória
terça-feira, 24 maio, 2022

Presidente Lula visita Espírito Santo nesta quinta-feira

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo nesta quinta-feira (15) deve durar pouco mais de seis horas. A previsão é de que ele desembarque no Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, por volta das 9 horas e siga para participar da cerimônia que marca o início da produção sistemática de petróleo na camada pré-sal. Esta será a 12ª visita de Lula ao Espírito Santo desde o início do mandato.

O primeiro compromisso do presidente será logo no aeroporto: uma audiência com o governador Paulo Hartung. Às 11 horas, Lula, Hartung e uma pequena comitiva seguem de helicóptero para o navio-plataforma FPSO Capixaba, no campo de Baleia Franca, no Parque das Baleias, localizado no litoral sul do Espírito Santo.

O tempo estimado de voo é de 40 minutos. No navio-plataforma, acontece a solenidade que marcará o início da exploração de petróleo da camada pré-sal. Ainda devem participar da cerimônia o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Será servida refeição na plataforma.

A comitiva deve estar de volta ao aeroporto da Capital por volta das 14 horas. No local, a previsão é de que ocorra uma recepção para autoridades locais. A expectativa é de que Lula atenda à imprensa. Em seguida, por volta das 15h30, o presidente deve deixar o Espírito Santo com destino a São Paulo, onde passará a noite.
Produção do pré-sal

A Petrobras já está produzindo na camada pré-sal, em caráter de teste, desde setembro de 2008, no campo de Jubarte. A extração começou pelo Espírito Santo, pois as condições no mar capixaba são as mais favoráveis. O evento desta quinta-feira marcará o início da produção sistemática na camada e também o início da produção de petróleo na camada pós-sal no campo de Cachalote, também no Parque das Baleias.

[important color=blue title= Agenda de Lula ]
9h – Chegada ao Aeroporto Eurico Salles, em Vitória;
9h30 – Reunião com o governador Paulo Hartung, no aeroporto;
11h – Comitiva, com Lula e Hartung, parte para navio-plataforma;
14h – Retorno para o Aeroporto de Vitória e recepção;
15h30 – Partida para São Paulo.[/important]

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade