26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Preocupada com escassez hídrica, Arcelor inaugura planta de dessalinização

Resultado de investimentos da ordem de R$50 milhões, ArcelorMittal Tubarão inaugurou a primeira planta de dessalinização da água do mar do país

por Samantha Dias

A ArcelorMittal Tubarão inaugurou a primeira planta de dessalinização da água do mar do país, com capacidade de dessalinizar 500 m³/h e, assim, diminuir sua dependência de captação de água doce do Rio Santa Maria da Vitória. Atualmente, a siderúrgica consome 1.800 m³/h de água do rio e, com a planta de dessalinização, a ideia é depender menos desse volume, que poderá, então, ser disponibilizado para a sociedade.

- Continua após a publicidade -

Vale destacar que a água tratada será usada exclusivamente para fins industriais, substituindo 500 m³/h provenientes do rio, ou seja, do rio haverá captação de 1.300 m³/h.

De acordo com o CEO da ArcelorMittal Brasil, Benjamim Baptista Filho, desde 2014, diante da crise hídrica no país naquele ano e com previsão de outros períodos de escassez, a empresa pesquisa e investe em estratégias e alternativas para suprir a necessidade do abastecimento de água doce. Diferentes iniciativas foram implantadas nos últimos anos com a participação dos funcionários para evitar o desperdício e economizar água.

Erick Torres, vice-presidente de Operações de Aços Planos ArcelorMittal Brasil, explicou que a planta poderá trabalhar com a capacidade máxima de 500 m³/h e que o nível de produção vai depender das condições hídricas, ou seja, se o nível de água estiver alto no rio, a planta de dessalinização poderá trabalhar com menos volume.

Impactos ambientais

Jorge Oliveira, executivo que assumirá como CEO Aços Planos América do Sul, a partir de outubro, explicou que o processo não tem impactos ambientais e que a salmoura (solução de sal proveniente da dessalinização) será devolvida ao mar. Mas, segundo os representantes da Arcelor, a salmoura acrescentará cerca de 1% de sal apenas ao que já é devolvido atualmente, ou seja, não terá acréscimo significativo. Atualmente, a siderúrgica faz captação de água do mar para refrigeração dos equipamentos de produção de aço.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA