Consórcio para desenvolvimento da região sul é firmado em Anchieta

Na última quarta-feira (23), em Anchieta, foi efetivada a assinatura do contrato que firma o Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável da Região Sul do Espírito Santo, o Condesul/ES, que é composto por cinco prefeituras da região Sul, Anchieta, Guarapari, Piúma (foto), Alfredo Chaves e Iconha.

Segundo o secretário de Integração Econômica e Regional da Prefeitura Municipal de Anchieta, Marcus Zanotti, a realização desse consórcio público é o primeiro passo de uma longa caminhada que se consolida com a participação de todos. “Agora, será possível desenvolver ações de políticas públicas de abrangência regional que beneficiem toda a população”, afirmou.

Com o consórcio, será possível, por exemplo, gerar melhorias no saneamento básico, no sistema viário da região, na infraestrutura, além de investimentos sociais e preservação ambiental regional. “Essas medidas de abrangência regional é que vão gerar o desenvolvimento equilibrado da região”, acrescentou.

Capacitação

Na ocasião da assinatura do Condesul/ES, foi divulgada a primeira ação do consórcio, que será a aplicação do Curso Internacional de Gestão Estratégica do Desenvolvimento Regional. Esse curso é uma parceria entre Ministério de Integração; Governo Federal; Governo Estadual, através da Secretaria de Economia e Planejamento, e Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria de Integração Econômica Regional.

Para Zanotti, além da capacitação institucional, o curso vai gerar um produto que é, na verdade, o próprio planejamento estratégico da região e do consórcio regional. A capacitação será realizada entre os dias 28 de março e 15 de abril, no Hotel Aquario em Ubu, Anchieta.

Eleição

A eleição para a composição da presidência do consórcio também foi realizada na ocasião. Os eleitos foram Edival Petri, como presidente, e o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, como vice. A presidência foi definida através de um consenso entre os prefeitos que compõem o Condesul.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome