30.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Prefeito de Cachoeiro de Itapemirim inaugura exposição em celebração aos 110 anos de Rubem Braga

A exposição “Palavras” celebra a memória do cronista cachoeirense que alcançou fama internacional

por Pedro Paulo Biccas Jr.

Nesta quinta-feira (12), completam-se 110 anos do nascimento de Rubem Braga (1913-1990), um dos maiores cronistas brasileiros. O prefeito municipal da cidade natal do cronista, Cachoeiro de Itapemirim, utilizou de suas redes sociais para convidar a população para uma exposição, a ser realizada na Casa dos Braga, com com projeção de trechos e imagens, além de áudios na voz de Rubem.

- Continua após a publicidade -

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Braga se formou em direito e atuou como jornalista por 62 anos, tendo notória participação na Segunda Guerra Mundial, quando cobriu as atividades da Força Expedicionária Brasileira. Além disso, desempenhou importante papel na diplomacia e serviu como embaixador do Brasil no Marrocos, residindo na capital Rabat entre os anos de 1961 e 1963.

Em seus textos, o autor tinha a preocupação de apresentar reflexões sobre o cotidiano, com uma linguagem objetiva e sem muitos adjetivos. Influenciado pela segunda geração modernista, refletia seu tempo com uma postura crítica às políticas sociais da época.

Em Cachoeiro, para exaltar e manter viva a memória de Rubem Braga, a gestão municipal realiza diversas ações em homenagem ao escritor, que escreveu mais de 15 mil crônicas ao longo da vida, entre elas “A borboleta amarela, “Morro do Isolamento”, “um pé de milho” e “O menino e o tuim”.

Nesta quinta (12), na Casa dos Braga, será inaugurada a exposição “Palavras”, que apresentará frases de Rubem Braga retiradas de várias crônicas escritas ao longo de sua vida, com projeções de trechos e imagens, além da transmissão de áudios na voz do próprio homenageado, elementos que abrilhantarão a atmosfera literária na casa onde viveu.

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, o público poderá conferir a atração, que faz parte de mais uma edição do projeto “Bragraniano”. Ao longo da semana, também serão realizadas atividades em bibliotecas públicas do municípios.

“Rubem Braga engrandece nosso município. Todas as homenagens rendidas a esse filho ilustre de Cachoeiro são concebidas para honrar seu legado e exaltar sua memória, que permanece viva nas ruas e edifícios que inspiraram suas inesquecíveis obras”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA