Retirada da pré-candidatura de ex-prefeito Neucimar Fraga deve ser oficializada ainda nesta segunda; PP em rota para grupo de Arnaldinho
Por Robson Maia
A saída do ex-prefeito e deputado federal Neucimar Fraga da disputa pela Prefeitura de Vila Velha deve movimentar o xadrez político no município canela-verde. Isso porque o PP, legenda de Neucimar, pode acabar integrando o grupo que apoiará a reeleição do atual prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos).
A desistência de Neucimar já era ventilada nos bastidores há algumas semanas e tem ligação com questões financeiras. Segundo o ex-parlamentar, a diferença de verba eleitoral que recebeu dentro do partido para o que se projeta ao candidato à reeleição não permitiria uma candidatura que fizesse frente no município. Contudo, o ex-prefeito ainda não comunicou de forma oficial a retirada da pré-candidatura.
Neucimar preside a sigla em Vila Velha, e com a possível saída da disputa eleitoral, o PP passa a ser um grupo estratégico para os envolvidos na corrida. O presidente estadual do partido, deputado federal Da Vitória, já teria sinalizado que a principal opção da legenda agora seria o apoio a Arnaldinho Borgo. O movimento visa a construção conjunta de um projeto para o município na próxima legislatura.
Em entrevistas, Neucimar confirmou que, caso desista da pré-candidatura, o apoio do partido na disputa será decidido pelo diretório estadual da sigla. Da Vitória, então, assumiria, de fato, a responsabilidade das articulações do PP em Vila Velha.
O deputado federal já afirmou, em diversas declarações, que mantém um bom diálogo com Arnaldinho e não esconde a preferência para que o partido integre o grupo de apoio à reeleição.
“Minha relação com ele é muito boa. A possibilidade de o PP estar com ele já existia desde o primeiro momento. Isso era público, anunciamos isso em março, inclusive em entrevista a você. Já era clara a nossa relação com o prefeito. Mas houve um movimento natural do Neucimar, de lançar candidatura a prefeito, o que foi respeitado por nós”,declarou Da Vitória à imprensa.
Diferencial financeiro pesou
Um dos principais fatores que teriam determinado a possível desistência de Neucimar é a diferença de poder financeiro em relação às demais candidaturas, sobretudo quando comparado a Arnaldinho.
Segundo o ex-prefeito, o PP teria garantido R$ 800 mil na divisão do Fundo Eleitoral, contrastando com quase R$ 3,1 milhões de Arnaldinho. Em declaração à imprensa, Neucimar chegou a comparar a disputa como “Davi e Golias”.