23.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 DE março DE 2025

Por uma neuroestética brasileira: como nossos espaços moldam quem somos

Algumas pessoas são naturalmente ligadas à estética, outras nem tanto. A boa notícia é que a atenção se cultiva

Por Letícia Deps 

Num mundo frenético, onde o scroll substitui o saborear, como notamos o que nos cerca? No Brasil, entre o cafezinho rápido e o trabalho, dedicamos pouco tempo à estética dos espaços. Mas, como o Prof. Anjan Chatterjee nos lembra, a estética não é só beleza, é bem-estar.

A neuroestética estuda como o cérebro reage à arte, design e aos ambientes. Ela explica por que certos lugares acalmam e cores energizam. Mas, para sentir esses benefícios, precisamos desacelerar. No Brasil, com a correria do dia a dia, muitas vezes não apreciamos a beleza natural que nos rodeia, nem os detalhes dos espaços que habitamos.

A atenção estética é como um músculo que precisa ser treinado. Algumas pessoas são naturalmente ligadas à estética, outras nem tanto. A boa notícia é que a atenção se cultiva. Assim como um especialista em vinhos treina o paladar, podemos treinar o cérebro para notar a estética do ambiente. Que tal começarmos a reparar na beleza da flor do ipê na rua, ou no azulejo da padaria?

Para integrar princípios da neuroestética no dia a dia podemos começar com a atenção. Do museu ao cotidiano, basta desenvolver o olhar ao ver uma obra de arte de rua, uma textura interessante ou a beleza das nossas praias.

Beleza e o design não são apenas elementos decorativos, mas sim ferramentas poderosas que podem influenciar nosso bem-estar melhorando o humor e reduzindo do estresse, aumentando a criatividade e foco, fortalecendo à conexão social e ampliando a autoconsciência.

LEIA MAIS
Novas regras para o cancelamento do plano de saúde por inadimplência Novas regras para o cancelamento do plano de saúde por inadimplência - Resolução nº 593/2023, que entrou em vigor no dia 1º de fevereiro deste ano, trata das novas regras para que os contratos de plano de…
Cuidados na venda de um imóvel de herança sem inventário Cuidados na venda de um imóvel de herança sem inventário - A venda de um imóvel de herança é uma dúvida comum entre quem deseja negociar bens deixados por familiares. Mas será que é possível vender…

Pare por um minuto e sinta! Perceba o peso da xícara de café, o cheiro do livro, o movimento do sol. Reimagine seu Espaço: Seu ambiente te faz sentir como quer? Mude os móveis, adicione plantas, organize. Que tal os quadros de artistas brasileiros? Para uma nova estética com pertencimento fica o convite para ouvir músicas regionais, ver filmes nacionais, visitar nossos museus.

Ao integrarmos a atenção estética à rotina, criamos espaços mais belos e vidas mais significativas e promoção da saúde mental. Então: que tal um “olhar lento” agora?

Letícia Deps é Neuroarquiteta – membro da Academia Norte Americana de Neurocîência aplicada a Arquitetura- ANFA nos capítulos San Diego-EUA e Brasil

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba