23.4 C
Vitória
segunda-feira, 10 agosto, 2020

Por formas disruptivas de Educação

Mais Artigos

A reforma tributária no Congresso Nacional

A reforma tributária é dos temas mais complexos a ser abordado pelos parlamentares

Quando a autofalência é a melhor opção

É preciso destacar que no Brasil uma empresa não pode simplesmente deixar de funcionar. Deve haver o “correto encerramento” das atividades.

LAVA JATO: correção de rumos ou ataque frontal?

O tabuleiro da política nacional incorporou no jogo os resultados da Operação Lava Jato, isso é inegável

Iluminação pública: Vila Velha saiu na frente!

Com essa conquista Vila Velha torna-se o primeiro município do Estado a ingressar num seleto grupo de cidades brasileiras que já viram ser este o melhor caminho para uma modernização estrutural

Quando falamos em disruptividade, também estamos falando em mudança de cultura. É onde o virtual e presencial se complementam para atender o mercado

É hora de fazer educação disruptiva, aquela que explora novas possibilidades e atende ao desejo de mercados ainda não explorados. Para isso, precisa-se de entusiastas que exerçam a atividade de pensar esses novos formatos transformadores, adaptáveis, flexíveis e permanentemente inovadores.

O modelo híbrido de educação se destaca nesse cenário, pois associa diferentes instrumentos de ensino com o nobre objetivo de favorecer o aprendizado. A virtualidade é próxima e a presencialidade é rica, memorável e indispensável. Salas de aulas virtuais e físicas se complementam pelo planejamento integrado dos métodos e ações de ensino. O que faz desse modelo um campo aberto de potencialidades para a graduação e para a educação continuada em cursos de curta duração e até em cursos de Pós-graduação.

Não estamos falando de métodos em que o aluno se vira sozinho e depois, as vezes, tem a oportunidade de ouvir do professor o resumo de tudo o que leu. Estamos falando de um processo transparente de aprendizado significativo que usa as novas tecnologias como instrumentos essenciais de reconhecimento do valor do tempo do aluno que trabalha ou está em busca de emprego, sem abrir mão de promover encontros insubstituíveis e únicos entre os dois lados do processo de ensino.

Virtual e presencial se complementam para atender o mercado de alunos que necessitam de formação profissional porque querem desenvolver suas carreiras e serem brilhantes.
Na etapa virtual dessa modelagem expressiva, o professor elabora uma aula digital que é um encontro virtual com o aluno. Quem ensina está comprometido a guiar quem aprende por uma trilha de conhecimento aprimorada continuamente para a condução do aprendizado.

Na trilha virtual planejada ponto-a-ponto, o professor dá o tom da aula, introduz os objetivos, determina os passos a seguir, faz pausas de checagem de aprendizado, dá o resultado, complementa a informação, estimula o aprofundamento por links e pesquisas, chama para a reflexão e finaliza consolidando o aprendizado em resumos esquemáticos. A linguagem é humana, próxima, comum e abraça o aluno.

O aluno, que passeia por esse caminho de conhecimento, vai pouco a pouco se tornando autônomo no processo, entende a trilha padronizada e se apropria dela, reflete a cada vídeo, podcast, questionário, fórum ou chat e percebe que o objetivo inicialmente explicado foi atingido ao final daquela aula. A transparência vira sinônimo de respeito e apreço.

A aula presencial é quando o teórico é experimentado na prática vivida no mercado. As pontas são amarradas e se sabe o que fazer com o que se aprendeu. Estudo de caso, debates, simulações, jogos e outras formas de aprendizado entram em cena. A sala de aula se inverte, vira do avesso, e torna-se sentimento, emoção e memória.

E se falamos em disruptividade, também estamos falando em mudança de cultura. O plano está traçado e a execução vai levar à construção de novos processos, maiores que esse, pois a estrutura de base desse modelo impulsiona a criação de novas trilhas de aprendizado, que não terminam mais, pois aprende-se sobretudo a saber o que fazer e como agir frente ao conhecimento que está no mundo físico e virtual ao qual todos temos acesso. Damos assim vida ao lifelong learning! Eu acredito. E você?


Mirella Bravo de Souza Bonella é lifelong leaner, jornalista, estudante de Direito e professora de Jornalismo. É mestre em Comunicação, especialista em Comunicação Organizacional, MBA em Liderança e Gestão de Pessoas e especialista em Docência no Ensino Superior.

Continua após publicidade

Fique por dentro

Balança comercial tem superávit de US$ 8,060 bilhões em julho

O resultado de julho foi mais do que o dobro registrado no mesmo mês do ano passado, quando foi positivo em US$ 2,391 bilhões

Educação é a maior despesa dos municípios capixabas

Levantamento da 26ª edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria, publicado em julho de 2020, traz um apanhado detalhado da gestão...

Iluminação de Vila Velha: confira resultado do leilão

O parque de iluminação pública de Vila Velha (ES) será ampliado e modernizado pelo Consórcio SRE – IP Vila Velha, pelos próximos 20 anos.

Dia dos Pais: 47,8% das pessoas comprarão presentes on-line

De acordo com uma pesquisa, 57,6% das pessoas entrevistadas pretendem celebrar o Dia dos Pais; 21,5% ainda estão na dúvida sobre comemorar ou não.

Vida Capixaba

31ª Dez Milhas Garoto é adiada para 2021

Com a insegurança em relação a propagação do vírus do Covid-19 pelo Brasil, os principais players do mercado de eventos, feiras e congressos do...

Mostra on-line de arte e cultura em Vitória

A distância dos palcos não impediu que os alunos dos espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) se apresentassem ao público em 2020. Durante...

Dia internacional da cerveja: mulheres ganham cada vez mais espaço

Apesar de ainda sofrerem preconceito, mulheres estão cada vez mais conquistando espaço no meio cervejeiro. A data é comemorada sempre na primeira sexta-feira de agosto,...

Curso gratuito de gestão

Empresa de tecnologia lançou o treinamento para formação de gestores com foco ERP devido a carência de bons gestores com capacidade para desenvolver o...