23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

População deve solicitar que profissional mostre a vacina, orienta Saúde

Após um técnico de enfermagem ser afastado de suas funções por fingir aplicar a segunda dose da vacina em uma idosa, na Unidade de Saúde em Santo André, em Vitória, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, orientou a população a solicitar ao profissional que mostre a seringa cheia antes da aplicação, e vazia logo após a imunização.

“Recomendamos a toda a população que, no momento da vacinação, solicite que o vacinador demonstre a vacina preenchida antes da aplicação, e que após a aplicação apresente a seringa vazia. Isso para garantir plena segurança da população. É muito ruim que a população se sinta insegura diante desse processo. Precisamos que todos os municípios adotem medidas”, afirma Nésio Fernandes.

Prefeito de Vitória, Pazolini pede desculpas a idosa por falha durante vacinação

População deve solicitar que profissional mostre a vacina, orienta Saúde
Foto: Reprodução Instagram

A idosa Zélia Nascimento, de 71 anos, que foi enganada por um profissional que fingiu aplicar a segunda dose da vacina, foi recebida pelo prefeito Lorenzo Pazolini na tarde desta quinta-feira (22).

- Continua após a publicidade -

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito. Segundo Pazolini, a gestão preza pela atenção e profissionalismo dos servidores.

“Estamos aqui para pedir desculpas. Somos comprometidos com a seriedade e com a transparência. E quando houver erros, eles serão corrigidos imediatamente. Nosso compromisso é vacinar, zelar e cuidar da vida de todos os capixabas”, disse o prefeito.

A falha foi descoberta graças a um vídeo feito pela neta da idosa. Ela compareceu à unidade de saúde de Santo André para receber a primeira dose da vacina.

Só que neste momento, o técnico de enfermagem teria aplicado a injeção sem a dose do imunizante. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e o funcionário afastado das funcões.

Segundo Pazolini, já foi instaurado um procedimento administrativo e, caso seja compravado que houve má intenção, ele pode ser demitido do cargo. A vacinação na idosa foi feita logo após o ocorrido.

Pela manhã, o vereador de Vitória Duda Brasil esteve na unidade de saúde de Santo Andre para apurar o ocorrido. Ele é membro da Comissão de Saúde e da Frente Parlamentar de Acompanhamento de Vacinação contra a Covid-19.

“Após conversa, entendemos que foi um caso isolado, visto que o técnico de enfermagem vacinador é um excelente profissional e reconhecido não apenas pelos colegas, como também pelos pacientes. Acreditamos que a falha foi resultado de sobrecarga de trabalho, mas com o afastamento do profissional, tudo será apurado com calma e o resultado será apresentado aos moradores”, disse.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA