30.3 C
Vitória
quinta-feira, 21 janeiro, 2021

Poluição encurta vida de crianças, segundo pesquisa

O estudo global destacou que as principais causas são o tráfego e a indústria

A poluição é uma das causas do encurtamento da expectativa de vida de crianças que nascem hoje. Segundo a edição de 2019 do estudo “State of Global Air” (“Estado do Ar Global”, em tradução livre), as crianças viverão 20 meses menos, em média, por conta do ar tóxico que é difundido em todo o mundo.

A poluição atmosférica fez mais vítimas em 2017 e o maior número de vítimas foi registrado no Sul da Ásia. Pode-se dizer que o ar poluído é mais letal do que a malária e do que acidentes rodoviários, além de ser comparado ao tabagismo.

Vale destacar que no Sul da Ásia, por exemplo, as crianças podem ter suas vidas reduzidas em 30 meses; e na África Subsaariana, em 24 meses, por causa da combinação de poluição do ar causada por tráfego e indústria, e pelo ar sujo dentro de casa, principalmente na cozinha.

A letalidade da poluição, no entanto, não é novidade. Um estudo americano publicado pela revista científica The Lancet em 2017 revelou que uma a cada seis mortes prematuras ocorridas no mundo em 2015 podem ser atribuídas à poluição ambiental. A estimativa é que 6,5 milhões de mortes foram causadas pela poluição do ar.

A médica pneumologista Jéssica Polese afirma que os gases poluentes emitidos principalmente por veículos e indústrias, afetam diretamente o sistema respiratório, favorecendo a piora de doenças pré-existentes, como asma, enfisema e fibrose, e facilitando infecções respiratórias como pneumonias, sinusites e tuberculose.

“Além disso, pesquisadores estão percebendo que essa poluição provoca estresse oxidativo, responsável por causar arritmias, hipertensão, coronariopatias (infarto) e acidentes vasculares cerebrais (AVC)”, ressalta Jéssica.

Idosos

A poluição do ar é uma preocupação crescente em todo o mundo, e o tema tem sido descrito como uma emergência global. E os idosos também estão na lista dos afetados pelo ar tóxico.

De acordo com o estudo, quase nove em cada dez mortes atribuídas à poluição do ar ocorreram em pessoas com mais de 50 anos. O relatório destaca que, com mais de 90% das pessoas em todo o mundo respirando ar perigoso, resulta da expansão industrial, do aumento do tráfego e da exposição à poluição interna causada por incêndios de combustíveis sólidos.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Vela: Martine Grael e Kaena Kunze abrem 2021 com título na Espanha

Ouro na Rio/2016 na 49erFx, dupla foi a melhor na Regata de Lanzarote

Pesquisa da Conab indica queda na produção nacional de café em 2021

As razões são a falta de chuvas e o efeito da bienalidade negativa

Emprego cresce na indústria em um movimento atípico para dezembro

A pesquisa Sondagem Industrial mostra que, pela primeira vez em dez anos, houve aumento de emprego no mês de dezembro

Joe Biden toma posse como presidente dos EUA

A cerimônia foi realizada com forte esqueça de segurança

Recorde! 2020 foi o ano com mais mortes no Brasil

2020 bateu recorde de registro de mortes no Brasil; 1,4 milhão de pessoas morreram no último ano, um aumento de 8,6% se comparado a 2019

Fifa altera cronograma do Mundial de Clubes de 2020, no Catar

Partida de abertura será no estádio Ahmad Bin Ali, em 4 de fevereiro

ES Brasil Digital

ESBrasil-184 - Retrospectiva
Continua após publicidade

Fique por dentro

Série histórica mostra ocupação hoteleira durante a pandemia

Já estão disponíveis no Observatório do Turismo os dados relativos à taxa de ocupação hoteleira relativa ao ano de 2020, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentações financeiras

Instituição tem atuado para facilitar acesso a produtos e serviços financeiros aos seus mais de 5 milhões de cooperados

Concessão da Codesa: o que muda!

A Federação das Indústrias do Espírito Santo promoveu uma audiência para esclarecer o setor produtivo sobre o processo de desestatização da Codesa, a Companhia Docas do ES

Produção agropecuária de 2020 alcança R$ 871 bilhões

as variáveis determinantes para os resultados estão relacionadas aos preços dos produtos no mercado interno

Vida Capixaba

Queijos: segunda maior agroindústria capixaba

Queijos com adição de especiarias e ervas finas, com recheio de geleias de frutas, doce de leite e embutidos, ou até defumados, são algumas versões de queijos capixabas que demonstram a potencialidade do setor

Prêmio de fotografia ‘As belezas que Anchieta viu’

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou, nesta terça-feira (19), o resultado do prêmio de fotografia “As belezas que Anchieta viu”

Novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Oito novas espécies de insetos foram descobertas na região norte do Espírito Santo
Continua após publicidade