26.9 C
Vitória
sábado, 15 DE março DE 2025

Polícia Militar do ES inicia uso de câmeras corporais em fevereiro

Projeto piloto testa 200 equipamentos com foco em segurança, treinamento e futura ampliação; estudo técnico será finalizado até maio para novas contratações

Por Fabio Gabriel

A Polícia Militar do Espírito Santo começará a usar câmeras corporais ainda em fevereiro. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que já iniciou testes e treinamentos com 200 dispositivos adquiridos para o projeto piloto. Os testes ocorrem nas unidades BP Tran e 12ª Companhia Independente, com objetivo de ajustar o uso e avaliar a tecnologia para futuras expansões.

Conduzido pelo grupo de trabalho instituído pela portaria 275-S, de novembro de 2024, o projeto segue um cronograma técnico que inclui a construção de protocolos operacionais. O andamento das atividades tem sido informado ao Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública.

Segundo a Sesp, os estudos em andamento analisam a integração das câmeras aos sistemas do Ciodes e às bases operacionais das forças de segurança. A compatibilidade com tecnologias como comunicação via rádio, reconhecimento facial e videomonitoramento também está sendo avaliada.

LEIA MAIS
A redução de homicídios é resultado do trabalho integrado entre Forças de Segurança e outros órgãos para a Sesp. Foto: Divulgação/Governo do Estado ES: queda de homicídios em fevereiro é a menor em quase 30 anos - Também foi registrado o menor patamar de homicídios para o primeiro bimestre totalizando 136 casos, em 2025 contra 140, em 2024
Agentes da PRF-ES atuaram em diversos pontos do Estado durante o carnaval. Foto: Divulgação/PRF ES Carnaval: diminuem os homicídios e acidentes de trânsito com vítimas no ES - Em 2025, foi registrada a menor quantidade de homicídios em períodos de carnaval da série histórica da Secretaria de Segurança Pública
Polícia Militar do ES inicia uso de câmeras corporais em fevereiro
As câmeras foram adquiridas no sistema de locação. Foto: SESP-ES

A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) participa da pesquisa, que definirá os procedimentos para análise pericial das imagens captadas pelas câmeras, visando à instrução de processos criminais.

O grupo de trabalho tem até o início de maio para concluir os estudos, que determinarão a melhor estratégia de aquisição — seja compra ou locação — e a quantidade ideal de equipamentos para atender às forças de segurança do Estado.

 

A expectativa é de que mais câmeras sejam contratadas ainda em 2025, consolidando o uso da tecnologia como ferramenta de segurança, transparência e modernização do trabalho policial.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA