25.9 C
Vitória
sábado, 15 DE março DE 2025

Polícia e Cesan combatem fraude milionária em ligação de água em Cariacica

Transportadora desviava água tratada; fraude gerou prejuízo de R$ 185 mil e desperdício de milhões de litros

Por Fabio Gabriel

Na manhã desta quinta-feira (06), uma operação conjunta entre a Polícia Civil, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), e a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) identificou uma ligação clandestina de água em uma transportadora localizada no bairro Alto Lage, em Cariacica. A ação foi motivada por uma denúncia anônima recebida pela Central de Atendimento da Cesan.

Durante a fiscalização, os técnicos da Cesan constataram que o imóvel, em funcionamento há cinco anos como centro administrativo e estacionamento da transportadora, era abastecido de forma irregular. Segundo a Companhia, a fraude resultou no desperdício de cerca de 14,4 milhões de litros de água tratada, equivalente a 14 mil caixas d’água de um litro cada, além de um prejuízo financeiro estimado em R$ 185 mil.

O representante da transportadora inicialmente alegou que a água utilizada era proveniente de um poço. No entanto, um teste realizado pelos técnicos da Cesan detectou a presença de cloro na água, comprovando que se tratava de água tratada desviada da rede oficial de abastecimento.

LEIA MAIS
Mulheres Sem Terra ocuparam áreas da Suzano. Foto: Divulgação/MST Findes repudia invasão de mulheres Sem Terra a Suzano em Aracruz - Findes defende o direito a propriedade e MST alega que ocupação integra o conjunto de ações em defesa da Reforma Agrária 
Participação de um estudante na 6º do InovaES. Foto: Redes Sociais Secti InovaES começa em março com o tema Cidades Inteligentes - A primeira feira do InovaES será realizada em Vitória, abrindo o calendário de 2025 com temas sobre desenvolvimento urbano inteligente e sustentável

O proprietário da empresa não estava presente no local no momento da operação, impossibilitando a prisão em flagrante. A Polícia Civil seguirá com as investigações para identificar e responsabilizar os envolvidos na irregularidade.

A Cesan reforçou a importância de manter as ligações de água em conformidade com a legislação e alertou para os impactos negativos das fraudes. “O desvio de água prejudica o abastecimento, gera perdas financeiras para a Companhia e pode comprometer a qualidade da água oferecida à população”, destacou a instituição em nota.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelos consumidores por meio do telefone 115 ou pelo site oficial da Cesan. A Companhia incentiva a participação da população para combater práticas clandestinas que afetam diretamente o fornecimento e a qualidade dos serviços.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA