Lideranças do Podemos reforçaram apoio ao projeto político de Casagrande e Ferraço para as eleições do próximo ano
Por Robson Maia
As movimentações do tabuleiro político de olho nas eleições estaduais de 2026 seguem intensas, com encontros entre lideranças partidárias e possíveis candidatos movimentando os bastidores da cena capixaba. Neste fim de semana, o vice-governador e apontado como candidato da base governista, Ricardo Ferraço, do MDB, se reuniu com líderes do Podemos, em encontro que selou o apoio da sigla à candidatura no próximo ano.
Nos últimos meses, a relação entre Podemos e Governo do Estado parecia ter esfriado e se tornado mais distante, sobretudo diante das informações de uma possível recusa de secretaria de Estado durante os primeiros meses do ano. Esse episódio, por sinal, levou ao pedido de desfiliação do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, considerado um dos principais nomes do cenário político capixaba, da sigla.
Contudo, outro nome importante do partido seguiu próximo ao governo estadual, sendo essa figura o prefeito de Viana, Wanderson Bueno. Assim como se posicionou ao longo do primeiro mandato, o gestor do município da Região Metropolitana sempre fez questão de reforçar a lealdade ao projeto político encabeçado pelo governador Renato Casagrande, PSB, mesmo após reeleito.

Na reaproximação entre as partes, 10 prefeitos, 13 vice-prefeitos, o deputado estadual Allan Ferreira e o deputado federal Gilson Daniel, que preside o Podemos no ES, se reuniram com membros do governo e reforçaram o compromisso político com o projeto de Casagrande e a candidatura de Ferraço.
“Precisamos defender este modelo de gestão do Estado, que coloca as contas em ordem e respeita os municípios. O Podemos definiu caminhar lado a lado com o projeto do governador. Ainda não é o momento eleitoral, mas é importante já estarmos alinhados. Nós estamos dentro do projeto e apoiamos o candidato dele para 2026”, declarou Wanderson Bueno.


A fala de Bueno sobre uma possível antecipação de movimentos vai de encontro com as ações realizadas pelo potencial adversário de Ferraço na disputa, o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, do Republicanos. Nas últimas semanas, o ex-delegado tem reforçado laços com PSD e Novo, além de acenar positivamente para o PL, presidido pelo senador Magno Malta.