Debate destaca os impactos no mercado imobiliário e na vida de moradores de destinos turísticos com o aumento de visitações e plataformas de aluguel por temporada
Por Amanda Amaral
As plataformas de aluguel por temporada, entre elas o Airbnb, estão provocando mudanças no setor de hospedagem. Com alternativas mais flexíveis e, às vezes, mais baratas que hotéis, se tornaram atraentes para turistas e até investidores. Mas quem ganha com isso? O turismo ou o mercado econômico?
O ES Brasil Debate – Especial Destinos desta semana convidou o economista e secretário-executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecmércio-ES (CET-ES), José Antônio Bof Buffon, e o diretor da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi), Charles Bittencourt, para conversar sobre o assunto.
Especialistas destacaram o crescimento no número de plataformas de aluguel por temporada nos destinos turísticos, assim como o crescimento de turistas que visitam o Espírito Santo. “Tem um fator hoje de perturbação, de massificação e de elevação do número de turistas em certos lugares, em certas localidades, o que acaba trazendo um efeito contraproducente para a localidade”, explicou Bof Buffon sobre a questão do aluguel por temporada.
Confira a entrevista completa:
Bittencourt chamou atenção para mudanças no mercado. “Isso é um negócio que vem se profissionalizando e as construtoras já começaram a focar nesse tipo de mercado voltado para locações, construindo para esse tipo de modelo de aluguel, com apartamentos e com regras”, destaca.


A necessidade de uma regulação sobre este tipo de aluguel temporário, como isso pode ser feito e que tipo de regras seriam necessárias. “O Airbnb é algo que veio para ficar e ele vai crescer. Quanto melhor ele for regulamentado, mais útil, mais equilibrado e mais sustentável ele passa a ser”, comenta Bof Buffon.
Bittencourt chama atenção para as regras condominiais, por exemplo: “a maioria dos condomínios têm regras. Tem condomínio que não permite esse tipo de locação por temporada, por qualquer tipo de plataforma, ou seja, aquela locação que seja feita entre locador e locatário diretamente”.