Plano diretor das águas recebe reconhecimento internacional

A iniciativa reconhecida foi o Plano Diretor das Águas - PDA (Divulgação)

Gestão da água da recebe premiação internacional

Uma ação inovadora, originada nas unidades da ArcelorMittal de Tubarão e Vega, em 2014, replicada em outras unidades do grupo e que está servindo de exemplo de excelência para as demais produtoras de aço no mundo, rendeu ao grupo ArcelorMittal Brasil uma importante premiação internacional. A iniciativa, batizada de Plano Diretor das Águas (PDA), ganhou o prêmio Steelie Awards, na categoria Excelência em Sustentabilidade.

O reconhecimento anual a indivíduos ou companhias de destaque na indústria do aço é realizado pela Worldsteel Association, entidade que agrega as principais produtoras de aço do mundo. A premiação foi entregue nesta semana, dia 16 de outubro, durante encontro anual da associação, realizado em Tóquio, no Japão.

O PDA tem o objetivo de garantir a disponibilidade do recurso para as operações em curto, médio e longo prazos, e está alinhado à quinta diretriz para o desenvolvimento sustentável do grupo – usuário confiável do ar, da terra e da água.

O plano inclui ações contínuas para aumentar a eficiência, reduzir o consumo, identificar fontes alternativas de suprimento de água e maximizar o reuso de efluentes em nossas unidades. Hoje, a ArcelorMittal Brasil possui um dos mais altos índices de recirculação de água dentre as produtoras de aço brasileiras, de aproximadamente 98%. Segundo dados do IABr (Instituto Aço Brasil), em 2013, a recirculação média de água no parque siderúrgico brasileiro foi de 96%.

Conteúdo Publicitário