25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Espírito Santo já tem plano de vacinação para covid-19

Estado deve apresentar plano de vacinação na próxima quarta-feira em reunião com entidades governamentais e de municípios

Por Leulittanna Eller Inoch 

Em coletiva de imprensa transmitida ao vivo esta tarde pelo canal oficial do Youtube, a Secretaria de Saúde do Estado falou sobre os próximos passos do Espirito Santo para o combate a Covid-19.

- Continua após a publicidade -

Entre as principais medidas apontadas pelo secretário de saúde, Nésio Fernandes, ao lado do subsecretário, Luiz Carlos Reblin, foi o Plano Estadual de Vacinação, que deve ser apresentado em reunião para apreciação na próxima quarta-feira com entidades governamentais e secretários dos municípios.

“Nós temos um plano de vacinação estadual que será articulado em conjunto com os municípios na próxima quarta-feira para aprovação e só depois se tornara público” Disse o Secretário, Nésio Fernandes.

Perguntado sobre como a vacinação ocorreria nos municípios o secretário informou que todas as possibilidades estão disponíveis, desde Drive-Tru, como foi feito em muitos países, até mesmo por agendamento, mas garantiu que cada cidade terá autonomia para definir como e de que forma a vacina seria aplicada na população. “O estado está para coordenar os insumos como seringas, agulhas e as doses, mas serão os municípios que definirão como isso será aplicado” informou o secretário.

Restrições e colaborações

No pronunciamento o subsecretário afirmou: “Não há plano ou medida sanitária elaborada por qualquer entidade governamental que irá impedir a propagação do vírus, se as pessoas não colaborarem. Por isso conclamo as pessoas que reduzam as suas atividades festivas e sociais.”

A contaminação no Estado já supera a taxa acima de um, o que significa que a pandemia está em crescimento no Espírito Santo. Outro dado apresentado foi sobre a expectativa pelas próximas semanas em relação ao número de mortes e infectados: “Não temos expectativa de que pelas próximas oito semanas consigamos controlar a taxa de contaminados e óbitos. Teremos um número muito alto de mortes, infelizmente”

As festas organizadas por entidades privadas tais como boates e casa de shows estão proibidas e a população pode denunciar através do número disponibilizado por cada cidade. No entanto o funcionamento de bares e restaurantes continuam mantidos de acordo com as regras pré-estabelecidas pelo Governo.

Ampliação dos leitos

Para não colapsar o sistema público de saúde o Estado já providenciou a compra de novos leitos em rede particular além da compra de 160 novos respiradores que estão previsto para chegarem na próxima semana.

A ampliação dos leitos, bem como a distribuição, serão organizados na próxima semana. Em fala o Nésio Fernandes garantiu que a ampliação contemplará não apenas as pessoas com covid-19, mas também para os não covid. Já as cirurgias não eletivas em hospitais que não forem para tratamento de Covid-19, serão suspensas, para que esses hospitais possam receber também pacientes que precisarem de leitos de internação.

Vacina

O Estado anunciou na semana passada a compra de 440 mil doses da vacina Pfizer com o Estado de São Paulo, no entanto Reblin garantiu que caso o Governo Federal não venha garantir a quantidade necessária das doses o Espirito Santo irá sim comprar as vacinas.

“Estamos em negociação com o Instituto Butantan para garantir a quantidade necessária de vacinas para todos os capixabas. Na semana que vem um acordo de intenção de compra deve ser assinado entre o Estado e o Instituto”.

O secretário ainda fez um alerta para a circulação de notícias falsas sobre a ineficiência das vacinas. Ele disse: “As vacinas, desde que foram disponibilizadas para a humanidade, tem salvado milhões de vidas. Elas são produzidas com alto rigor de pesquisas, por favor acreditem na vacina, defendam as vacinas e acreditem na ciência. “ concluiu Nésio Fernandes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA