A Prefeitura de Vila Velha está realizando nova chamada para interessados em obter qualificação profissional gratuitamente. O objetivo é preencher 161 vagas restantes da segunda etapa do Plano Municipal de Qualificação Profissional (PMQP). Os interessados deve comparecer até a próxima terça-feira (16) na secretaria do Colégio São Judas Tadeu, que fica na rua 5, nº. 78, bairro Santa Mônica, Vila Velha. Os horários são de 8 às 12; 14 às 20 horas.
Podem se inscrever pessoas acima de 16 anos que comprovem residir em Vila Velha, ter estudado, no mínimo, até a 5ª série do ensino fundamental, ter renda per capita de até um salário mínimo (soma de toda a renda da residência, dividida pelo número de moradores igual a um salário mínimo ou valor menor) e, ainda, ter cadastro na Agência do Sistema Nacional de Emprego de Vila Velha.
É necessário apresentar os originais dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e cartão do programa Bolsa Família (se possuir).
De acordo com a subsecretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Linda Morais, os cursos do segundo pacote tiveram grande procura, entretanto, muitos alunos não conseguiram comprovar a renda exigida pelo convênio.
A segunda etapa do Programa Municipal de Qualificação Profissional é uma parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH). Ele será executado pela Atos Instituto Social. A coordenação do PMQP é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).
Cursos disponíveis
Armador (noturno) – 16 vagas
Básico para garçom e garçonete (vespertino) – 24 vagas
Bombeiro hidrossanitário (noturno) – 18 vagas
Carpinteiro (noturno) – 16 vagas
Garçom e Bar-Man (vespertino) – 12 vagas
Gesseiro (noturno) – 21 vagas
Marceneiro (noturno) – 22 vagas
Pedreiro (noturno) – 24 vagas
Pintor (noturno) – 8 vagas