24.6 C
Vitória
quinta-feira, 27 DE março DE 2025

Planetário de Vitória: programação de agosto tem 12 sessões para o público geral

A programação gratuita no Planetário é sempre às sextas-feiras, a partir das 18 horas, com três sessões abertas ao público

Por Wesley Ribeiro 

Sextou no Planetário de Vitória! Ao longo do mês de agosto, o Centro de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) oferece ao público 12 sessões sem a necessidade de agendamento prévio. A programação gratuita é sempre às sextas-feiras, a partir das 18 horas, com três sessões abertas ao público.

Na data de hoje, 05 de agosto de 2022, logo mais, às 18 horas, tem a exibição de “Fronteiras”, uma jornada para descobrir que os limites do universo são indistintos. Como o limite da cúpula onde são feitas as projeções é de 30 pessoas, as entradas são distribuídas a partir das 17h30. 

Giordano Bruno falou de mundos infinitos, Emmanuel Kant, dos universos insulares e a Física Moderna, do multiverso. Temos apenas uma certeza: é nosso conhecimento que tem limites. Mas a alegria que podemos obter rompendo nossos limites em nossa busca por respostas é infinita. Este vídeo foi exibido no Planetário de Medellin, na Colômbia.

Às 18h30, a sessão é “Sistema Solar: Universo na mente das crianças”. A exibição permite à criança conhecer os planetas que compõem o Sistema Solar de uma maneira lúdica. As principais características do sistema Sol-Terra-Lua, principalmente os movimentos desses astros, são trabalhados de maneira simples mostrando suas consequências no dia-a-dia.

Encerrando a noite, às 19h30 tem “Sistema Solar: Uma viagem entre os planetas”. Através de imagens reais e animadas podemos conhecer os principais astros que compõem o Sistema Solar, como o Sol, os planetas, os satélites naturais, asteroides e cometas. Uma verdadeira viagem de beleza, curiosidade e conhecimento.

Para embarcar nessa jornada pelo Universo, dois cuidados: é preciso usar máscara e apresentar comprovação de vacina contra a covid-19, regras instituídas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Programação

18h: Fronteiras
18h30: Sistema Solar: Universo na mente das crianças
19h30: Sistema Solar: Uma viagem entre os planetas

Sessão Especial

Onde: Planetário de Vitória
Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.
Entrada: gratuita
Quando: hoje (05 de agosto)

Com informações da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV). 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba