22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Pix vai permitir pagamento parecido com boleto

Pix Cobrança é similar ao boleto bancário, já que permitirá pagamento com vencimento futuro

A partir do dia 14 de maio, o Pix terá um novo serviço de cobrança e de pagamento parecido com os boletos bancários. A ideia é que, assim como funciona um boleto, os lojistas e prestadores de serviços emitam um QR Code para pagamentos em datas futuras. A modalidade poderá contar com juros, multas e descontos.

Desde o lançamento do Pix, em novembro do ano passado, é possível gerar um código QR para pagamentos imediatos, o que exige que a sua conta tenha saldo naquele exato momento. Mas com a nova funcionalidade do PIx, o QR Code gerado será para pagamento futuro.

- Continua após a publicidade -

Assim como funciona o boleto bancário, o Pix Cobrança permitirá que o varejista acrescente o valor da venda além de juros e multa em caso de não pagamento futuro. Dessa forma, o comprador poderá pagar a compra além do vencimento, mas com um valor mais alto.

O Banco Central anunciou que o Pix Cobrança começa a valer no dia 14 de maio e que as empresas e varejistas que utilizarem do Pix Cobrança terão até junho para a adaptação. “A regra estabelece que as instituições participantes do Pix que não conseguirem proporcionar a experiência completa de pagamento (leitura do QR Code e pagamento em data futura) no período de 14 de maio a 30 de junho, terão que, no mínimo, possibilitar a leitura e o pagamento na data da leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente. A partir de 1º de julho todos os participantes precisam ser capazes de fazer a leitura do QR Code e possibilitar o pagamento do QR Code para data futura.”

O Pix Cobrança inicialmente estava previsto para começar em janeiro, foi adiado para março e agora a nova data para início das operações é 14 de maio.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA