23.5 C
Vitória
sexta-feira, 28 DE março DE 2025

Pimenta-do-reino capixaba faz sucesso no país dos sheiks

País árabe foi o que mais comprou pimenta-do-reino do Espírito Santo. Foram 6,1 toneladas da especiaria em 2024

Por Kikina Sessa

O Espírito Santo lidera a produção e exportação de pimenta-do-reino no Brasil, sendo responsável por 61% da produção nacional. Além disso, a especiaria ocupa a terceira posição na pauta de exportações do agronegócio capixaba, perdendo apenas para o café e a celulose.

De janeiro a dezembro de 2024 foram exportadas mais de 35 toneladas de pimenta-do-reino do Espírito Santo, movimentando US$ 163,2 milhões. O maior comprador da pimenta capixaba são os Emirados Árabes Unidos, o país dos sheiks árabes. Para lá foram destinadas 6,1 toneladas da especiaria, cultivada principalmente em São Mateus, no Norte capixaba.

O segundo maior importador de pimenta-do-reino do Espírito Santo também é um país asiático. Trata-se do Paquistão, que comprou 5,3 toneladas do produto, seguido pelo Senegal. O país africano importou do Estado 4,8 toneladas de pimenta-do-reino.

“Isso é fruto de muito trabalho e resiliência dos produtores e das agroindústrias do Espírito Santo, que conseguem atingir mercados em todos os continentes, com produtos de qualidade e sustentáveis”, comenta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Cadeia produtiva

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), está avançando na estruturação de uma proposta de Programa de Desenvolvimento Sustentável da Pipericultura Capixaba como foco no fortalecimento da cadeia produtiva da pimenta-do-reino.

LEIA MAIS
Exportações do agro capixaba crescem mais de 30% no primeiro bimestre de 2025 Exportações do agro capixaba crescem mais de 30% no primeiro bimestre de 2025 - Nos dois primeiros meses de 2025 o montante alcançado com a exportações da agropecuária capixaba e seus negócios associados foi de R$ 3,1 bilhões
Governo anuncia medidas de segurança para colheita do café no ES Governo anuncia medidas de segurança para colheita do café no ES - Ação vai reforçar o efetivo e as patrulhas rurais durante a colheita para prevenir crimes nas propriedades rurais do Espírito Santo

Um dos principais pilares do programa será a criação de um currículo de sustentabilidade específico para a pimenta-do-reino, inspirado no modelo bem-sucedido já aplicado à cafeicultura no Estado.

“O Espírito Santo tem um Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura, que é referência nacional e internacional pelos seus resultados. Agora, queremos replicar essa experiência positiva na pipericultura”, frisou o subsecretário de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA