Pílula para prevenir o contágio do HIV

Foto: Marc Bruxelle / Shutterstock

A pílula será fornecida a partir do primeiro trimestre de 2019 

O HIV é um vírus que transmite uma das doenças mais terríveis da atualidade: a AIDS. Por conta disso, o Chile desenvolveu uma pílula que poderá evitar o contágio a pessoas saudáveis e começará a fornecê-la a partir do primeiro trimestre de 2019.

Intitulada como profilaxia pré-exposição (PrEP), o medicamento será adotado como uma espécie de tratamento preventivo para populações de alto risco, de acordo com o ministro da Saúde do país, Emilio Santelices.

Durante coletiva de imprensa, Santelices afirmou que a pílula diminuiria em quase 90% o risco de contágio, e o valor comercial do tratamento mensal chegaria a 600 dólares.

Ministro da Saúde do Chile, Emilio Santelices, durante sua apresentação. – Foto: Reprodução

Após a constatação de que os contágios por HIV dobraram no Chile nos últimos sete anos, passando de 2.900 infectados confirmados em 2010 a 5.816 em 2017, as medidas poderão solucionar o problema que passou a ter uma atenção maior nos últimos anos.

Além disso, serão realizadas campanhas de prevenção em meios de comunicação tradicionais e nas mídias sociais, além da realização de testes rápidos em universidades, penitenciárias e zonas de colheita, onde há milhares de trabalhadores temporários, entre outros lugares públicos.

*Da redação com informações do Jornal do Brasil

Conteúdo Publicitário