29.9 C
Vitória
sexta-feira, 28 DE março DE 2025

PIB cresce 1% após dois anos de queda

A agropecuária teve expansão, a indústria cresceu e os serviços apresentaram estabilidade

A economia brasileira voltou a crescer após uma queda constante nos últimos anos. Isso porque o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao quarto trimestre do ano passado, na série com ajuste sazonal. Esta foi a primeira alta na comparação, após dois anos consecutivos de queda.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em comparação com igual período de 2016, o PIB recuou 0,4%, confirmando a pior recessão da história do país. Já no resultado acumulado dos quatro últimos trimestres terminados no primeiro trimestre deste ano, o PIB teve queda de 2,3% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

O IBGE ainda informou que o PIB no primeiro trimestre de março de 2017 totalizou R$ 1,6 trilhão. A taxa de investimento no primeiro trimestre de 2017 foi de 15,6% do PIB, abaixo da observada no mesmo período do ano anterior (16,8%). A taxa de poupança foi de 15,7%, ante 13,9% no mesmo período de 2016.

O PIB apresentou crescimento de 1% na comparação com o primeiro trimestre de 2017 contra o quarto trimestre de 2016, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal. A agropecuária teve expansão de 13,4%, a indústria cresceu 0,9% e os serviços, 0,0%, apresentaram estabilidade.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA