26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

PIB capixaba deve atingir crescimento de 3,3%

PIB capixaba deve atingir crescimento de 3,3%
Dados divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves indicam que a atividade econômica capixaba encerrou o segundo trimestre de 2012 com crescimento de +3,3%.

No encerramento do segundo trimestre de 2012, a atividade econômica do Espírito Santo apresenta crescimento estimado de +3,3% no indicador anualizado (julho de 2011 a junho de 2012), comparado a igual período anterior.

- Continua após a publicidade -

Os dados foram divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e representam uma estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, que é a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos diversos setores da economia capixaba.

Os resultados acumulados estaduais superam os nacionais. Enquanto a estimativa de crescimento capixaba anual é de +3,3%, no Brasil esse aumento é de 1,2%. No acumulado dos dois primeiros trimestres de 2012, a economia estadual cresceu +1,3%, enquanto a nacional, +0,6%.

A análise dos dados do segundo trimestre de 2012 demonstram uma estabilidade na economia local (+0,0%), comparado ao segundo trimestre de 2011. Já na comparação com o trimestre anterior, a economia capixaba apresenta estimativa de recuo de -2,3%.

A expectativa do PIB nominal do Estado do Espírito Santo (em valores acumulados dos últimos quatro trimestres) alcançou, no segundo trimestre de 2012, a cifra de R$ 82,9 bilhões.

Metodologia
O cálculo do PIB Trimestral é uma estimativa da atividade econômica no ES, feita pelo IJSN a partir de bases de dados nacionais e locais, com metodologia própria do Instituto.

O PIB oficial do Estado, calculado e divulgado anualmente em uma parceria entre o IJSN e o IBGE, possui uma defasagem de dois anos, assim sendo, o dado mais atual disponível é o PIB de 2009. Entretanto, a metodologia do IJSN permite que o Espírito Santo tenha uma estimativa de medição da atividade econômica estadual do ano de 2012.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matéria anterior
Próxima matéria

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA