21 C
Vitória
segunda-feira, 12 DE maio DE 2025

PIB capixaba deve atingir crescimento de 3,3%

PIB capixaba deve atingir crescimento de 3,3%
Dados divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves indicam que a atividade econômica capixaba encerrou o segundo trimestre de 2012 com crescimento de +3,3%.

No encerramento do segundo trimestre de 2012, a atividade econômica do Espírito Santo apresenta crescimento estimado de +3,3% no indicador anualizado (julho de 2011 a junho de 2012), comparado a igual período anterior.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e representam uma estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, que é a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos diversos setores da economia capixaba.

Os resultados acumulados estaduais superam os nacionais. Enquanto a estimativa de crescimento capixaba anual é de +3,3%, no Brasil esse aumento é de 1,2%. No acumulado dos dois primeiros trimestres de 2012, a economia estadual cresceu +1,3%, enquanto a nacional, +0,6%.

A análise dos dados do segundo trimestre de 2012 demonstram uma estabilidade na economia local (+0,0%), comparado ao segundo trimestre de 2011. Já na comparação com o trimestre anterior, a economia capixaba apresenta estimativa de recuo de -2,3%.

A expectativa do PIB nominal do Estado do Espírito Santo (em valores acumulados dos últimos quatro trimestres) alcançou, no segundo trimestre de 2012, a cifra de R$ 82,9 bilhões.

Metodologia
O cálculo do PIB Trimestral é uma estimativa da atividade econômica no ES, feita pelo IJSN a partir de bases de dados nacionais e locais, com metodologia própria do Instituto.

O PIB oficial do Estado, calculado e divulgado anualmente em uma parceria entre o IJSN e o IBGE, possui uma defasagem de dois anos, assim sendo, o dado mais atual disponível é o PIB de 2009. Entretanto, a metodologia do IJSN permite que o Espírito Santo tenha uma estimativa de medição da atividade econômica estadual do ano de 2012.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matéria anterior
Próxima matéria

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA