23.9 C
Vitória
quinta-feira, 20 junho, 2024

PF cumpre quatro mandados no ES em nova fase da Lesa Pátria

Objetivo é identificar pessoas que são suspeitas de financiar, fomentar e promover a abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Por Kebim Tamanini

A Polícia Federal executou a 26ª fase da Operação Lesa Pátria nesta terça-feira (16), com o objetivo de identificar pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram os fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília/DF. Ao todo, foram expedidos 18 mandados judiciais de busca e apreensão, emitidos pelo Supremo Tribunal, incluindo quatro no Espírito Santo, suspeitos de patrocinarem atos golpistas.

- Continua após a publicidade -

Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que causaram violência e dano generalizado aos imóveis, móveis e objetos dessas instituições.

Além das quatro determinações no Espírito Santo, foram expedidos mandados judiciais de busca e apreensão nos estados:

  • Rio Grande do Norte (1);
  • Santa Catarina (1);
  • Pará (4);
  • São Paulo (1);
  • Minas Gerais (3);
  • Tocantins (1); e
  • Mato Grosso do Sul (3).

Também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados incluem, em tese, crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações estão em curso e a Operação Lesa Pátria é contínua, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

A Polícia Federal no Espírito Santo foi procurada para obter informações sobre as pessoas que foram alvo de busca e apreensão no estado, porém, até o momento, não obtivemos retorno.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA