Durante audiência pública realizada no Palácio Anchieta, presidente do Grupo Petrocity anunciou cronograma de instalação da ferrovia e pediu isenção de ICMS
Por Kikina Sessa
Os detalhes sobre o projeto da malha ferroviária de 2.160 quilômetros da Petrocity Ferrovias, que vai ligar o Norte do Espírito Santo a Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás, integrando a costa capixaba à Ferrovia Norte-Sul (Itaqui-Santos), foram apresentados nesta quarta-feira (15), durante audiência pública realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.
O Grupo Petrocity obteve do governo federal a concessão para construir e operar as quatro ferrovias que serão usadas no transporte de carga geral para exportação, como café, rochas, madeira, minério, celulose e granéis agrícolas (milho, soja). Para importação deverão ser transportados sobre os trilhos fertilizantes, diesel e contêineres.
As desapropriações, de acordo com o presidente do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, vão começar em março, no trecho de Barra de São Francisco a Mara Rosa, em Goiás.
Durante a apresentação, o presidente do grupo solicitou o apoio do governo do Estado ao projeto, concedendo a isenção total do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS), com base na decisão do Confaz para projetos de investimentos ferroviários. Pediu ainda benefícios do Invest-ES e Compete-ES.


Presente na audiência, o governador do Estado, Renato Casagrande, disse que “tudo o que depender do governo do Estado nós faremos, viabilizando os incentivos”. Casagrande frisou a importância do modal para integrar ainda mais o Espírito Santo com outros estados do país e com o mundo.
O complexo ferroviário está sendo apresentado ao Brasil como Corredor Centro-Leste, nas regras do novo marco ferroviário brasileiro: EF-030 – Barra de São Francisco-Brasília; EF-355 – Brasília-Mara Rosa (GO); EF-456 – São Mateus-Barra de São Francisco-Ipatinga; EF-A20 – Corumbá de Goiás-Anápolis e vai demandar investimento total de R$ 23,4 bilhões.
A expectativa do Grupo Petrocity é conseguir a licença prévia até novembro de 2026 e iniciar as operações em outubro de 2031. A mão de obra direta prevista no pico das obras de instalações das ferrovias é de cerca de 20 mil trabalhadores. Já para a operação da malha ferroviária deverão ser demandados 1.800 funcionários.
O percurso total vai impactar 68 municípios, entre eles São Mateus e Barra de São Francisco, no Espírito Santo. A audiência pública, inclusive, foi uma solicitação do prefeito Enivaldo dos Anjos, de Barra de São Francisco. O projeto também prevê a instalação de 11 unidades de transbordo e armazenagem de carga (Utac-porto seco) à margem da ferrovia.