Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel

Segundo o presidente da estatal, Pedro Parente, o impacto nas bombas ficará a cargo das redes de distribuição e dos donos dos postos de combustível

Os preços da gasolina e do diesel estarão 3,2% e 2,7% mais baratos nas refinarias de todo o país. A mudança foi anunciada nessa sexta-feira (14) pela Petrobras, que mudou a política de preços que vigorava há cerca de uma década. Nos postos de combustível o diesel deverá cair em 1,8% e a gasolina em 1,4%, o que representa uma queda de R$ 0,05 por litro.

A nova política terá como base os preços de commodities praticados no mercado internacional e avaliações mensais para reajustes ou não dos preços dos combustíveis para cima ou para baixo, dependendo da oscilação do preço dos produtos no mercado global.

De acordo com o presidente da Petrobras, Pedro Parente (foto), o impacto da decisão nas bombas de todo o país dependerá das redes de distribuição e dos donos dos postos. “Ela é baseada na paridade internacional de preços, que é assim que funciona quando você está lidando com uma commoditie, o que é o caso dos derivados. Sobre essa paridade você coloca a margem da empresa (que leva em conta vários fatores), e também coloca os tributos e impostos”, disse.

Segundo o presidente da estatal, a mudança demonstra uma independência em relação ao governo. “A orientação expressa que foi dada é que a Petrobras tem que se recuperar, tem que virar o jogo de todos os problemas por que ela passou e, para que isto ocorra, ela precisa contar com todos os instrumentos que são próprios de uma empresa. E assim tem sido feito”, destacou.

O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES) informou, por meio de nota, que não é possível afirmar quanto, quando ou se haverá alteração de preço para o consumidor. De acordo com a instituição, cada revendedor tem o direito de estabelecer o seu preço de venda de acordo com seus custos e estratégias de mercado.

Foto: José Cruz

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome